loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Caderno B

ESTREIA NO HOMERINHO

Mário de Andrade encontra o burlesco e o riso subversivo em espetáculo

Performance une literatura e deboche em homenagem provocativa a Mário de Andrade no Theatro Homerinho, em Maceió

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Mário de Andrade encontra o burlesco e o riso subversivo em espetáculo
| Foto: Divulgação

Por trás das camadas de plumas, humor e deboche, há também literatura. E das mais sérias, ou pelo menos das mais consagradas. Em “Cabaret: Diana conta Mário”, espetáculo que estreia hoje (26) no Theatro Homerinho, no histórico Jaraguá, a multiartista Silvie Leal costura, com ironia e desejo, os contos de Mário de Andrade à linguagem provocativa do burlesco.

Com direção de Marco Chavarri, artista carioca radicado nas trincheiras da performance burlesca, o espetáculo toma como base a obra “Mário de Andrade – Seleta Erótica”, organizada por Eliane Robert Moraes, para construir uma cena em que o riso, o corpo e a palavra disputam o mesmo palco. Diana, a personagem criada e encarnada por Silvie, retorna das festas natalinas e, em meio a sussurros e risadas, conta histórias de um certo Mário, escritor consagrado, em sua incursão pelo mundo do erotismo literário.

Imagem ilustrativa da imagem Mário de Andrade encontra o burlesco e o riso subversivo em espetáculo
| Foto: Divulgação

A encenação é tudo, menos convencional. O burlesco, como linguagem cênica, se apropria da sátira, da sensualidade e da quebra de expectativas para tensionar as formas e os sentidos. Aqui, não se trata de ilustrar a literatura, mas de colocá-la em confronto com os códigos da cena, com as possibilidades do corpo e com o frescor da troca direta com o público. Diana é tanto um espelho quanto um delírio, uma figura que atravessa o tempo com um sorriso nos lábios e um livro nas mãos.

Silvie Leal, com mais de 30 espetáculos no currículo e três décadas de carreira nas artes alagoanas, encontra no espetáculo uma zona de liberdade e experimentação. “O processo criativo do ‘Cabaret: Diana conta Mário’ foi lindo, intenso, divertido e difícil, um trabalho de desconstrução e aprendizado para a arte e, sobretudo, para a vida. Realmente é um privilégio ser conduzida por um grande artista da cena burlesca nacional [Marco Chavarri], uma referência pra mim”, afirma.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Imagem ilustrativa da imagem Mário de Andrade encontra o burlesco e o riso subversivo em espetáculo
| Foto: Divulgação

A parceria entre Silvie e Chavarri nasceu da Oficina de Burlesco realizada em 2023. A provocação da linguagem, pouco explorada em Alagoas, foi o estopim para que a dupla colocasse em cena um espetáculo que, além de homenagear Mário de Andrade, fortalece o protagonismo LGBTQIAPN+ nos palcos.

Na dança entre o erudito e o popular, o sagrado e o profano, o espetáculo se recusa a pedir desculpas. Relembra que a literatura é corpo, e que o corpo é também literatura – ainda mais quando coberto apenas de riso e desejo.

Serviço:

O quê: Espetáculo ‘Cabaret: Diana conta Mário’

Quando: 26 de março, às 20h

Onde: Theatro Homerinho – Rua Sá e Albuquerque, 450, Jaraguá, Maceió

Classificação: 16 anos

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), disponíveis via Sympla

Relacionadas