EM MACEIÓ
Mês do Orgulho Nerd será celebrado com cosplay, K-pop e cultura geek
Com apoio do governo de AL, evento gratuito ocorre no Centro de Inovação, em Maceió, no dia 18 de maio


No próximo domingo, 18 de maio, o Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT), em Maceió, será tomado por personagens, danças, fantasias e vozes que celebram uma cultura cada vez mais presente no cotidiano da juventude alagoana. Em comemoração ao Mês do Orgulho Nerd, o espaço recebe uma programação gratuita voltada à cultura pop, geek e K-pop, promovida por diversas associações do setor com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação Fepesa.
As atividades têm início às 10h, com o Encontro de Cosplayers de Alagoas, realizado pela Associação de Cosplayers de Alagoas (ACAL) em parceria com a Federação da Cultura Nerd de Alagoas. Haverá desfiles competitivos de cosplay, ensaios fotográficos, ações interativas e oficinas sobre economia criativa e produção de figurinos.
A partir das 15h, a cena se transforma com a terceira edição do K-Tournament, organizado pela K-pop AL e pela Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN). O evento inclui apresentações de dança, random dance, concursos e exposições de artigos, reunindo fãs do gênero coreano em um ambiente de celebração e pertencimento.
Ambas as programações devem atrair cerca de 600 participantes ao longo do dia. Para Jefferson Diniz, presidente da AACN, o evento reforça a virada de chave simbólica que marca o atual cenário geek no Brasil. “O mês de maio é marcado pelo Dia Mundial do Orgulho Nerd, celebrado no dia 25. A data representa uma virada de chave entre o pejorativo nerd do passado e o popular geek da atualidade. Hoje, é uma cultura global, diversa, em expansão”, diz.

O presidente da ACAL, Alexandre Ferreira, destaca o papel das parcerias públicas para o fortalecimento da cena: “As associações da Cultura Nerd estão sempre em movimento, fomentando atividades que fortalecem vínculos entre a juventude. A parceria com a Secti e a Fepesa foi essencial para proporcionar uma experiência de qualidade aos artistas e ao público. O Centro de Inovação será, nesse dia, um ponto de encontro para nerds de todo o estado”.
À frente da gestão do CIPT, o diretor-presidente da Fepesa, Ricardo Wanderley, vê o evento como parte de uma vocação natural do espaço: “Receber o Dia do Orgulho Nerd reforça a missão do Centro de abrir portas para iniciativas ligadas à inovação, tecnologia e cultura. Nosso desejo é que o CIPT se consolide como um polo permanente para eventos do setor criativo”, afirma.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, também sublinha o potencial do segmento: “A cultura geek é um setor extremamente atuante e com grande capacidade de crescimento em Alagoas. O apoio do governo é essencial para que possamos criar as bases de um ecossistema voltado à inovação, conectando atores, incentivando projetos e criando oportunidades”.