loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 24/07/2026 | Ano | Nº 6274
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Caderno B

22 e 30 DE MAIO

Dêza retorna a Alagoas com show em homenagem a Djavan

Artista se apresenta em Maceió e Arapiraca com espetáculo que marca nova fase da carreira e reflete sobre raízes, saudade e permanência

Ouvir
Compartilhar
Artista volta a Alagoas com o show ‘Dêza canta Djavan’, depois de temporadas em São Paulo: ‘Ouvir Djavan era minha forma de voltar para casa’
Artista volta a Alagoas com o show ‘Dêza canta Djavan’, depois de temporadas em São Paulo: ‘Ouvir Djavan era minha forma de voltar para casa’ | Foto: Divulgação

O cheiro do mar e da cidade. O calor que não abranda. A esquina familiar da adolescência. Para Dêza, voltar a Alagoas é reencontrar o lugar onde cresceu, em um movimento de reconexão com o que permanece depois dos encontros e despedidas de quem sai daqui para voar lá fora. Radicada em São Paulo, a cantora e compositora alagoana volta ao estado para apresentar o show “Dêza canta Djavan”, uma homenagem ao conterrâneo que, para ela, sempre foi inspiração e chão.

A apresentação chega ao Teatro Jofre Soares, em Maceió, no dia 22 de maio, e ao Teatro Hermeto Pascoal, em Arapiraca, no dia 30. No repertório, clássicos como Flor de Lis, Samurai e Oceano, entre outras canções que ganharam novas camadas afetivas na voz de Dêza, que se reconhece no caminho trilhado por Djavan: um artista que, como ela, saiu de Alagoas para firmar carreira no Sudeste e alcançou reconhecimento a partir de uma sonoridade genuinamente brasileira.

“O projeto nasceu em São Paulo, num momento em que eu buscava um elo entre minha história e a cidade. A música de Djavan foi esse elo. Me reconectava com quem eu sou, com minhas origens”, conta Dêza. No palco, ela é acompanhada por uma banda formada por músicos também alagoanos: Dinho Zampier (teclado), Allysson Paz (bateria), Fabinho Oliveira (baixo) e Toni Augusto (guitarra). Um retorno que é também um reencontro coletivo.

Imagem ilustrativa da imagem Dêza retorna a Alagoas com show em homenagem a Djavan
| Foto: Divulgação

Na voz de Dêza, os arranjos ganham outro fôlego. A escolha de homenagear Djavan vem dessa admiração estética e musical, mas também desse reconhecimento simbólico detalhado pela artista: ele representa, segundo ela, a possibilidade de construir uma carreira autoral e consistente, sem perder o vínculo com as raízes. “Ele é mestre, cantor, compositor, dono da própria editora. Um espelho enorme para quem, como eu, está construindo algo de forma independente, com as próprias mãos”.

Shorts Youtube
Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Consequências da chuva em Maceió: poste pega fogo em Cruz das Almas

Consequências da chuva em Maceió: poste pega fogo em Cruz das Almas

Criada entre Arapiraca, Feira Grande e Maceió, Dêza soma anos de estrada musical. Com o disco Desanuviar e os singles Maria Marisqueira e Mulher Reverenciada, todos disponíveis nas plataformas digitais, ela é uma voz potente da nova cena da MPB. Já cantou com Ivete Sangalo em Nova Iorque e foi finalista do projeto internacional Avon Voices, que selecionou artistas de nove países. Em São Paulo, entre idas e vindas desde 2008, amadureceu artisticamente e iniciou uma nova fase como artista independente, produtora e gestora da própria carreira.

“Cantar Djavan é, para mim, cantar o Brasil. Mas é também afirmar de onde eu vim. Quando estou longe de Alagoas, as músicas dele me fazem lembrar de casa — me dão coragem. Uma delas, ‘E que Deus me ajude’, me fez sair daqui e ir gravar em São Paulo. Não é fácil sair, e mais difícil ainda é se manter lá. Mas essas canções eram o meu refúgio”, revela a cantora.

Imagem ilustrativa da imagem Dêza retorna a Alagoas com show em homenagem a Djavan
| Foto: Divulgação

O projeto estreou em São Paulo, em 2023, com apresentações em espaços como o Sesc Pompeia. Agora, volta ao estado como uma espécie de ciclo que se fecha — ou talvez se reinicie. Em Maceió e Arapiraca, Dêza reencontra públicos que a viram crescer e vê, nas canções, a chance de um reencontro imprescindível. “Quando eu cheguei em Alagoas dessa vez, fui ao mercado de artesanato buscar umas coisas pro cenário e senti o cheiro da cidade. Alagoas tem cheiro. E cantar Djavan aqui é como cantar esse cheiro também, essas pequenas coisas que fazem nosso lugar, nosso. Graças a Deus eu sou alagoana”.

A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do governo federal e da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas. A entrada é simbólica: 1kg de alimento não perecível, destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.

Além dos shows na capital alagoana e no Agreste, Dêza promete novidades ainda para este ano. Enquanto isso, canta Djavan, até mesmo como um mantra artístico: Vá com fé e Deus / E que Deus ajude / Que Deus te cuide / Deus não ilude”.

Relacionadas