TRÊS MUNICÍPIOS
Chuvas: Marx solicita ao MDR e à Defesa Civil Nacional envio de equipes e apoio emergencial financeiro
Além deste apoio, o parlamentar solicita a liberação de recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas (FUNCAP)

Diante da situação de emergência decretada em decorrência das chuvas intensas que assolam Alagoas, o deputado federal Marx Beltrão (PP) solicitou oficialmente neste sábado (24), ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), apoio aos moradores dos municípios de Coqueiro Seco, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Para a SEDEC, em documento destinado ao secretário nacional Tiago Molina Schnorr, Beltrão pede em caráter de urgência o envio imediato de apoio técnico e logístico às Defesas Civis Municipais destas localidades.
Além deste apoio, o parlamentar solicita a liberação de recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas (FUNCAP) para ações de resposta e recuperação nestes municípios; o reconhecimento federal da situação de emergência, conforme previsto na Portaria MDR nº 260/2022, para fins de habilitação aos programas federais de auxílio; e a articulação junto aos demais órgãos federais competentes para acelerar medidas de apoio à reconstrução das áreas afetadas.
Já para o ministro Waldez Góes, do MDR, Marx requisita, com urgência, apoio às três cidades e reitera o pedido de auxílio financeiro emergencial por meio da Defesa Civil Nacional e dos mecanismos disponíveis no âmbito do Ministério.
O número de pessoas fora de casa devido aos temporais que atingem Alagoas desde o dia 17 de maio chegou a 2.922, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil de Alagoas, divulgado neste sábado (24).
“O cenário é crítico em todo o estado, em dezenas de cidades. Coqueiro Seco, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres estão entre os municípios mais afetados, com centenas de famílias desabrigadas em um panorama de chuvas que parece não ter fim. [...] Precisamos de apoio técnico mas, sobretudo, da liberação emergencial de recursos e do reconhecimento desta situação pelo governo federal nestas cidades. Não há mais o que esperar. O povo de Coqueiro Seco, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres precisa, de modo o mais célere possível, desta pronta resposta da União”, afirmou Beltrão.