ESTREIA NESTE SÁBADO
TV Gazeta exibe programas especiais de São João aos sábados de junho
Programas trazem culinária, música e tradições desta época do ano em Alagoas


Em clima de São João, a TV Gazeta preparou quatro programas exclusivos que serão exibidos todos os sábados deste mês de junho, cada um abordando um aspecto cultural das festas e com personagens pra lá de especiais. O espectador pode esperar de tudo um pouco nessa grade de programação: desde a apresentação da tradição do São João até receitas de culinária típicas dessa festividade.
A primeira exibição do “São João de Alagoas – Tradições”, já vai ao ar neste sábado (7), às 14h40, com apresentação de Liara Nogueira. No dia 14 de junho, será exibido o segundo episódio do programa. Neles, a TV Gazeta foi até o município de Coruripe para conversar e conhecer a fé dos pescadores, que atribuem a fartura da pesca durante esse período à crença religiosa.
Aprofundando-se ainda mais na cultura junina sob perspectiva religiosa, Liara conversa com um padre que fala sobre a vida e a tradição dos três santos mais conhecidos da festividade: São Pedro, São João e Santo Antônio.

E o que não pode faltar quando se fala em São João é música. Por isso, a jornalista troca saberes com duas referências do forró, uma tradicional e outra mais atual: Cláudio Rios e Mano Walter. Outras duas grandes figuras que participam da conversa são Tião Marcolino, sanfoneiro muito conhecido no meio artístico, e Rafaela Quintino, uma sanfoneira que mantém viva a tradição da música raiz na sanfona com novas composições.
No dia 21, a TV Gazeta vai levar aos telespectadores o melhor da comida junina. Para isso, Liara Nogueira conhece a receita tradicional de uma família cuja matriarca tem 90 anos, e que tem sido passada de geração para geração.
E para animar o momento e provar a receita, o sanfoneiro Anderson Fidelis marca presença como convidado. Esse programa vai ao ar às 11h45, antes do AL TV 1ª Edição.
Já no dia 28 de junho, a programação junina em Alagoas ganha um capítulo especial com a exibição do concurso de quadrilhas Forró e Folia.

A TV Gazeta vai mostrar os melhores momentos do maior festival de quadrilhas de Alagoas e ainda levar o espectador a conhecer os bastidores da festa. O quadro conta com entrevistas exclusivas de personagens que dão vida a cada quadrilha que se apresenta. O programa, que será transmitido às 8h30, também mostrará os melhores momentos das finalistas e da quadrilha campeã do concurso, que representará o estado de Alagoas em Pernambuco.
O gerente de Programação da TV Gazeta, Eduardo Carvalho, destaca a importância do período junino para estreitar ainda mais os laços com o público, por meio de uma programação especial voltada às tradições desta época do ano.
“O período junino é um momento importante de conexão com o nosso público, com os telespectadores. Trazer para a TV nossas tradições e personagens que vivem isso — seja na música, na fé, nas comidas típicas, nas quadrilhas juninas e em todas as festas que permeiam esse momento — é sempre muito prazeroso para nossa programação”, destaca Eduardo Carvalho.
