ENTRADA GRATUITA
Mupa recebe exposição “Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro”
Mostra, que traz obras do artista alagoano Persivaldo Figueirôa, homenageia mestres e mestras da cultura popular alagoana
Até o dia 30 de junho, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) estará recebendo a exposição individual do artista alagoano Persivaldo Figueirôa. Intitulada “Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro”, a mostra presta homenagem aos mestres e mestras da cultura popular alagoana, aos folguedos e aos fazedores de cultura que mantêm vivas as tradições do estado.
No museu, o público encontrará esculturas criadas com técnicas de papietagem e papel machê, enriquecidas com fitas, rendas, cordões e lantejoulas, elementos que traduzem a estética do universo popular.
Entre os homenageados, estão figuras como Dona Hilda do Coco, Nelson da Rabeca, além de representantes de diversos folguedos e o artista multifacetado Achiles Escobar.
Mas não fica por aí. A exposição também foi pensada com um olhar especial para a acessibilidade. Além de textos em Braille, algumas peças poderão ser manuseadas pelo público, permitindo uma experiência sensorial que explora as diversas texturas das esculturas.
Início das atividades para o CSA - 29/07/2026
Semana sem jogos para o Galo - 29/07/2026
Atividades no CT Noel Alves - 29/07/2026
Jovem de 19 é preso apoós estuprar e engravidar adolescente de 12 anos em Limoeiro de Anadia
Grave acidente deixa 4 feridos na Cambona em Maceió
Como parte do processo de criação, Persivaldo promoveu oficinas com estudantes da rede pública e da Escola Ciro Acioli. Os trabalhos produzidos pelos alunos também integram a mostra, ampliando o diálogo entre arte, tradição e formação cultural.
“O Mupa é um espaço que preserva a memória histórica de Alagoas, mas também se abre para a arte contemporânea e para as manifestações culturais do presente. Receber exposições temporárias como essa fortalece o diálogo entre passado e presente, e reafirma o papel do museu como um espaço vivo, dinâmico e acessível à sociedade”, afirmou a supervisora do Museu, Cecília Melo.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca a importância da exposição como valorização da identidade alagoana. “A mostra é uma celebração do nosso povo, das nossas raízes. Persivaldo traduz com sensibilidade a alma da cultura popular, e é um privilégio para o Mupa acolher essa homenagem aos nossos mestres e mestras”, disse.
A exposição é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Sobre o artista
O trabalho de Persivaldo Figueirôa é marcado pelo figurativismo e pelo diálogo com o cotidiano, a religiosidade e o folclore nordestino. Além da pintura, desenvolve esculturas em papel, argila, ferro e máscaras de carnaval.
Seus murais de grandes dimensões estão espalhados por Alagoas, como no viaduto de Rio Largo, na Praia do Francês e no bairro do Jaraguá. O artista busca constantemente explorar novos suportes: “Tento aplicar o meu trabalho em todas as vertentes. Cenário de show, cenário de balé, tela, escultura, roupas que pinto, tudo serve como suporte para mostrar minha arte”, afirma.
Serviço
Exposição: Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro
11 a 30 de junho de 2025
Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto (MUPA)
Entrada gratuita | Acessibilidade: textos em Braille e peças