loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6001
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Caderno B

O BOI RESISTE

Bumba Meu Boi encanta público em cortejo popular e é tema de exposição em Maceió

Manifestação popular é patrimônio de Alagoas e do Brasil; mostra especial ocorre no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Bumba Meu Boi encanta público em cortejo popular e é tema de exposição em Maceió
| Foto: Divulgação

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi, festejado nessa segunda-feira (30/06), ganhou em Alagoas seu prelúdio mais emocionante. No domingo (29), quarenta grupos desfilaram em oito polos distribuídos por Maceió, Barra de Santo Antônio, Matriz de Camaragibe e Barra Nova. Nem a chuva insistente conteve os cortejos: desde a praia de Jatiúca, às dez da manhã, até as últimas batidas de ganzá, por volta das 17h, a cidade foi tomada por bois célebres como Africano, Cobra Negra, Trovão, Jaguar, Pura Raça, Kimera, Imperador, Pérola e Vingador.

A programação, organizada pela Liga do Bumba Meu Boi de Alagoas, integra o calendário cultural do estado, reconhecimento assegurado por lei aprovada neste ano, e movimenta a economia criativa local, beneficiando cerca de 4,5 mil pessoas, entre artesãos, costureiras, músicos e brincantes. “É muito mais do que uma apresentação, é a prova de que resistimos e existimos por meio da nossa cultura”, afirma Allan Vitor, do grupo Águia de Ouro, presente desde o início do evento.

Imagem ilustrativa da imagem Bumba Meu Boi encanta público em cortejo popular e é tema de exposição em Maceió
| Foto: Divulgação

Reconhecido pelo Iphan e pela Unesco como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, o Bumba Meu Boi sintetiza matrizes indígenas, africanas e europeias herdadas do período colonial. Em Alagoas, a festa mantém vivo um repertório de toadas, indumentárias e coreografias que se atualiza a cada junho desde 2004, quando a Liga passou a promover o festival anual.

EXPOSIÇÃO

Imagem ilustrativa da imagem Bumba Meu Boi encanta público em cortejo popular e é tema de exposição em Maceió
| Foto: Divulgação

Enquanto os cortejos atravessavam a cidade, o Complexo Cultural do Teatro Deodoro abria ao público a mostra “Boi, Brinquedo de Todos”, com figurinos, cabeçorras, instrumentos e adereços cedidos por grupos da capital. A visitação é gratuita durante toda a semana. “O boi é afirmação de identidade”, ressalta Zé do Boi, diretor da Liga em Maceió. “Há dois anos conquistamos o título de patrimônio imaterial do Estado; agora, levamos essa história para dentro do teatro para que aqueles que nunca foi à rua também se reconheça na nossa tradição”.

Relacionadas