loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 10/07/2025 | Ano | Nº 6007
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Caderno B

CENA AUTORAL

Antonio da Rosa relança ‘Presente’ e inaugura nova fase musical

Single marca transição do artista antes conhecido como Yo Soy Toño e resgata canção romântica e brasileira

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Antonio da Rosa relança ‘Presente’ e inaugura nova fase musical
| Foto: ISADORA MACEDO

Presente. Não aquilo que damos, mas onde vivemos — aquilo que vem depois do passado e antes do futuro. Esse é o tema do single lançado por Antonio da Rosa, que estreia com seu nome de batismo e encerra o período artístico sob o pseudônimo Yo Soy Toño. A música, escrita originalmente em 2009, ganhou um novo arranjo e apresenta a faceta atual do cantor e compositor. Lançada no dia 1º de julho, a faixa está disponível nas plataformas de streaming.

Em 2021, ainda assinando como Yo Soy Toño, Antonio Rosa chegou à final do Festival Em Cantos de Alagoas com a canção Presente. Embora não tenha conquistado o prêmio na época, a música ressurge anos depois com nova roupagem.

Como as estações, tudo muda com o tempo. Foi o que aconteceu com Yo Soy Toño, músico e compositor alagoano que decidiu adotar uma identidade mais brasileira. Além da sonoridade estrangeira do nome em espanhol, o artista sentiu necessidade de se mostrar mais — mais Antonio, menos Toño.

Imagem ilustrativa da imagem Antonio da Rosa relança ‘Presente’ e inaugura nova fase musical
| Foto: ISADORA MACEDO

“Eu sempre tive mais referências de música popular brasileira e sinto que, agora, solo, sou mais um músico brasileiro. Na minha fase como Yo Soy Toño ainda havia uma coisa de curtir muita guitarra, sons mais altos. E tem também essa decisão de usar meu próprio nome, que tem mesmo uma potência. Me traz mais responsabilidade e me coloca muito mais em evidência. Sou eu ali, totalmente”, explica o artista.

A nova sonoridade também foi um fator determinante. A guitarra dá lugar ao violão.

“Também queria me apresentar com um som mais brasileiro e romântico, que sempre foi a minha cara. Então, não tinha outra: era me colocar com meu próprio nome. Principalmente, foi para estrear esse momento mais brasileiro e romântico como Antonio da Rosa”, conta.

A música, composta ainda em 2009, quando Antonio descobria seu fazer artístico, ganhou agora um arranjo que conecta passado e presente, refletindo as transformações e nuances de sua trajetória.

Imagem ilustrativa da imagem Antonio da Rosa relança ‘Presente’ e inaugura nova fase musical
| Foto: ISADORA MACEDO

“Presente foi composta com trechos escritos na adolescência e revisitados anos depois, em 2019. Assim, a faixa acaba sendo o marco perfeito de transição entre os dois projetos. Ela traz elementos da nova fase, mas também muito do que eu fazia antes. É uma música que carrega traços das fases anteriores, ao mesmo tempo em que apresenta ideias novas”, diz Antonio da Rosa.

Recentemente, o artista realizou sua primeira turnê internacional, com 11 apresentações na França, país onde viveu parte da infância. “A impressão que mais ficou pra mim foi como fazer shows em lugares onde ninguém te conhece é uma experiência quase meditativa. Eu me sentia muitas vezes em transe, prestando atenção ao que fazia, ao mesmo tempo em que fluía numa memória motora”, relata o músico. “E os franceses ficam encantados — ainda mais quando são brasileiros tocando”.

OUÇA

*Sob supervisão da Editoria

Relacionadas