loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 10/07/2025 | Ano | Nº 6007
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Caderno B

CULTURA

Oficina gratuita com Mestra Soninha resgata tradição da Renda Singeleza

Atividade integra o projeto ABC da Singeleza e propõe diálogo entre artesanato e design

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Oficina gratuita com Mestra Soninha resgata tradição da Renda Singeleza
| Foto: Divulgação

A Renda Singeleza, uma das expressões mais delicadas e simbólicas do artesanato alagoano, será tema de uma oficina gratuita no próximo dia 12 de julho, às 14h, na Casa Tanto, em Maceió. A atividade faz parte do projeto ABC da Singeleza, contemplado no Edital de Fomento ao Design da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e tem como objetivo valorizar essa técnica ancestral a partir do encontro entre tradição e inovação.

Reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas em 2024, a Mestra Soninha conduz a oficina, compartilhando com o público seu saber artesanal construído ao longo de décadas. A atividade também contará com uma introdução teórica ministrada pelas professoras Adriana Guimarães e Josemary Omena, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), responsáveis, em 2004, por um dos primeiros projetos de resgate e valorização da Renda Singeleza no estado.

“A Renda Singeleza carrega em cada ponto a memória, a delicadeza e a força criativa das mulheres alagoanas. Quando olhamos para mestres como Soninha, enxergamos não só a preservação de um saber ancestral, mas também a potência de um futuro onde tradição e inovação caminham juntas”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Segundo a gestora, ações como essa reforçam a importância de conectar o design contemporâneo às raízes culturais locais. “Incentivar ações como essa oficina é acreditar que o design alagoano pode se reinventar sem perder suas raízes, ampliando horizontes e fortalecendo nossa identidade cultural”.

A participação é gratuita e as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secult.

A oficina será ministrada neste sábado, a partir das 14h, na Casa Tanto, que fica na Rua Félix Lima, 26 - Poço, em Maceió.

Relacionadas