loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 31/07/2025 | Ano | Nº 6022
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Caderno B

CONFIRA

NO QUINTAL DE MANOEL DE BARROS

Grupo Fulano di Tal, do Matro Grosso do Sul, apresenta nesta terça-feira (15)

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem NO QUINTAL DE MANOEL DE BARROS
| Foto: Divulgação

O palco do Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, em Maceió, se transforma em quintal nesta terça-feira (15), às 20h. É lá que os irmãos Abílio e Palmiro, interpretados por Douglas Moreira e Edner Gustavo, convidam o público a entrar no mundo lúdico e inventivo de “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, espetáculo do Grupo Fulano di Tal, do Mato Grosso do Sul, que chega a Alagoas como parte da programação do Palco Giratório.

Livremente inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, o espetáculo convida crianças e adultos a revisitarem um tempo onde a imaginação tinha terreno fértil nos fundos de casa. Com direção de Marcelo Leite e dramaturgia de Edner Gustavo e Manolo Schittcowisck, a montagem utiliza teatro de animação, pantomima, palhaçaria e objetos banais, ou, como o próprio Manoel gostava de chamar, “coisas desúteis”, para construir uma narrativa sensível sobre infância, memória e invenção.

No enredo, Abílio e Palmiro descobrem, entre brinquedos velhos e bugigangas esquecidas, uma Geringonça Desreguladora de Memórias. É a partir dela que os irmãos embarcam numa jornada por lembranças e personagens do passado: o vovô Manoel, Bernardo, Bugrinha (referência à artista Conceição dos Bugres), a professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís e Wega Nery.

Imagem ilustrativa da imagem NO QUINTAL DE MANOEL DE BARROS
| Foto: Divulgação

“Esperamos todos para brincar no nosso quintal; tão incrível que, mesmo pequenino aos olhos dos outros, para nós sempre se apresenta imenso, tal qual os sonhos de uma criança”, afirma Marcelo Leite, diretor do espetáculo.

Com trilha original composta por Ewerton Goulart, o espetáculo tem 60 minutos de duração e classificação livre. A apresentação em Maceió é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início. Na quinta-feira (17), o espetáculo segue para o Sesc Arapiraca, onde será encenado às 14h30, no Teatro Hermeto Pascoal.

Segundo Edner Gustavo, um dos criadores e atores da peça, a proposta é atingir públicos de todas as idades. “As crianças descobrem o quintal, que hoje em dia está bem em falta nas residências, conhecendo a forma como pais se divertiam. Já os adultos, saudosos, lembram da simplicidade, de se divertir com os pés descalços no quintal dos avós”, descreve. A montagem, destaca ele, também reforça os vínculos de amizade: entre irmãos, amigos da escola, professores e avós.

Criado em Campo Grande, em 2003, o Grupo Fulano di Tal tem em seu repertório obras de Ariano Suassuna, Chico Buarque, Dias Gomes e criações próprias. Nesta peça, o grupo evoca Manoel de Barros como como presença afetiva e criativa — o vovô-poeta que sussurra entre as sombras e brinquedos do quintal. E evoca a infância como um lugar de onde jamais se sai. Ou melhor, como um lugar de onde jamais deveríamos sair completamente.

palco que gira o Brasil

“A Fabulosa História do Guri-Árvore” integra a programação do Palco Giratório, projeto do Sesc que, há 26 anos, percorre o país com espetáculos de todas as regiões. Em Alagoas, a edição de 2024 acontece desde o dia 1º e segue até 24 de julho, com apresentações gratuitas em Maceió e Arapiraca.

Após a passagem do Fulano di Tal, a programação segue com destaque para o monólogo Fiandeiro de Tempos, do Coletivo Iluminar (Acre), que encerra a temporada. A peça, que retrata o cotidiano ribeirinho da Amazônia, será apresentada no dia 22, às 20h, no Sesc Centro de Maceió, e no dia 24, no mesmo horário, no Sesc Arapiraca.

Relacionadas