loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 31/07/2025 | Ano | Nº 6022
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Caderno B

LEGADO VIVO

Memória viva do Direito

Documentário da Organização Arnon de Mello celebra trajetória do jurista Marcos Bernardes de Mello, que completa 90 anos

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Memória viva do Direito
| Foto: Reprodução

A Organização Arnon de Mello (OAM) lança, nesta sexta-feira (25), o documentário Marcos Bernardes de Mello – 90 anos de vida; sete décadas dedicadas ao Direito, homenageando uma das maiores referências jurídicas de Alagoas e do País. A estreia ocorrerá após uma cerimônia às 19h30, na Casa da Palavra, em Maceió, com a presença do jurista, familiares e personalidades alagoanas.

A produção audiovisual integra a série de documentários da OAM que resgatam e celebram a trajetória de personalidades que marcaram a história do estado. Lançado em 2023, o projeto já retratou nomes como o pediatra Milton Hênio, a pianista Selma Britto, o jornalista Márcio Canuto, o historiador Douglas Apratto e a Academia Alagoana de Letras. Agora, volta-se à figura de Marcos Bernardes de Mello, cuja atuação acadêmica e institucional ultrapassa as fronteiras de Alagoas.

Natural de Maceió, nascido em 19 de julho de 1935, Marcos Bernardes de Mello construiu uma trajetória notável no Direito. Bacharel pela Faculdade de Direito de Alagoas, formou-se em 1958, e desde então exerceu advocacia, atuou como procurador, gestor público e professor. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas entre 2004 e 2006, foi conselheiro federal da OAB de 1996 a 2003 e integrou o Tribunal Regional Eleitoral por dois mandatos.

Sua atuação na administração pública incluiu cargos como Procurador-Geral do Estado (1967–1987), Secretário de Governo de Alagoas, Procurador do Município de Maceió e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado. No campo acadêmico, tem reconhecimento nacional. Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, com aprovação máxima, é autor de obras fundamentais da doutrina jurídica brasileira, como Teoria do Fato Jurídico (em três volumes), referência obrigatória nas faculdades de Direito do país.

Mesmo aposentado da Universidade Federal de Alagoas, continua atuando como professor voluntário na graduação e no mestrado, além de lecionar em instituições como a Escola Superior da Magistratura (ESMAL) e a Escola Superior da Advocacia (ESA/AL), onde já exerceu a reitoria. “Agora é o momento de eu retribuir tudo aquilo que o Estado me ofereceu enquanto estudante”, afirma o jurista.

Para o diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James, a série de documentários cumpre o papel de valorizar as figuras que edificaram a história intelectual, social e cultural do estado. “É imortalizar a vida e a obra do jurista Marcos Bernardes de Mello. Ele é conhecido e reconhecido no Brasil e também no exterior através dos seus livros”, declarou. “Dr. Marcos é uma pessoa encantadora, um homem de inteligência única, que até hoje compartilha esse conhecimento com as novas gerações”, completou.

A cerimônia desta sexta-feira conta com a participação de autoridades como o Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, e o presidente da OAB/AL, Vagner Paes. Haverá ainda falas de familiares, como a juíza Nirvana de Mello, filha do homenageado.

Durante a solenidade, o diretor executivo da OAM, Luis Amorim, e o diretor comercial Fernando James entregam uma placa de homenagem e um cópia especial do documentário a Marcos Bernardes de Mello. A produção traz depoimentos de amigos, ex-alunos, colegas de profissão e familiares, registrando, além da sua contribuição jurídica, o lado humano e afetivo do professor.

Além da exibição presencial, o documentário será transmitido no canal GazetaNews (525 da NET-Claro e ficará disponível no YouTube da emissora, que pode ser acompanhada em tempo real pelo portal Gazetaweb.com e pelo App +Gazeta (Android e IOS).

Para Fernando James, a série documental da OAM é um tributo vivo aos que ajudaram a formar o espírito de Alagoas. “E Marcos Bernardes de Mello, com sua trajetória de sete décadas de dedicação ao Direito, é um desses nomes cuja história transcende seu tempo”, afirma.

*Sob supervisão da Editoria

Relacionadas