CONFIRA
Cinema no Sertão Piranhas recebe 1ª Mostra Surubim, com filmes, oficinas e debates sobre audiovisual alagoano
Evento gratuito exibe clássico de Cacá Diegues e propõe reflexão sobre narrativas sertanejas


Nos dias 1 e 2 de agosto, a cidade histórica de Piranhas, no Sertão de Alagoas, será palco da 1ª Mostra Surubim de Cinema. Gratuita e aberta ao público, a programação inclui exibição de curtas-metragens alagoanos, oficinas formativas, mesas de debate e um encerramento especial com o clássico Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues, parcialmente rodado no município.
Com o tema “Fluir das águas, despertar de vozes”, a mostra celebra a diversidade estética e narrativa do audiovisual contemporâneo produzido em Alagoas, com destaque para as vozes que emergem do interior do estado. O evento ocorre no Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas e no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, ambos no Centro Histórico da cidade.

FORMAÇÃO E EXIBIÇÃO
A programação começa nas tardes de quinta e sexta-feira, com as oficinas “Escrever pra ver: primeiros passos do roteiro”, ministrada por Laís Santos Araújo, e “Ver junto, pensar junto: crítica cinematográfica”, com Janderson Felipe. Voltadas para estudantes, criadores e interessados em cinema, as oficinas têm vagas limitadas e inscrições pelo Instagram @mostrasurubimdecinema até 30 de julho.
À noite, o público poderá conferir curtas alagoanos e participar de painéis com curadores, produtores e representantes de instituições como Sebrae e o Comitê de Cultura de Alagoas.
O ponto alto será no sábado (2), com a exibição de Bye Bye Brasil, marco do cinema nacional e símbolo da conexão entre Piranhas e o audiovisual. Em 2022, o diretor Cacá Diegues voltou à cidade para rodar Deus ainda é brasileiro, que estreia neste ano. O cineasta faleceu em fevereiro.
DESCENTRALIZAÇÃO E IDENTIDADE
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a mostra é um gesto de descentralização da cultura: “Levar o cinema contemporâneo alagoano ao sertão é reconhecer que as potências criativas do estado não se restringem aos grandes centros. A Mostra Surubim fortalece os territórios, amplia repertórios e provoca diálogos entre criadores e públicos diversos”, afirma.

A Mostra Surubim é realizada pela Power Oficina, com produção da Aguda Cinema, patrocínio da Prefeitura de Piranhas e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A iniciativa é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, operacionalizada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult/AL).
Serviço
O quê: 1ª Mostra Surubim de Cinema
Quando: 1 e 2 de agosto de 2025
Onde: Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas e Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros – Centro Histórico de Piranhas
Entrada gratuita
Oficinas com inscrição via Instagram: @mostrasurubimdecinema