loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 31/07/2025 | Ano | Nº 6022
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Caderno B

CONFIRA

Cinema no Sertão Piranhas recebe 1ª Mostra Surubim, com filmes, oficinas e debates sobre audiovisual alagoano

Evento gratuito exibe clássico de Cacá Diegues e propõe reflexão sobre narrativas sertanejas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Cinema no Sertão Piranhas recebe 1ª Mostra Surubim, com filmes, oficinas e debates sobre audiovisual alagoano
| Foto: ARTE DE GABRIEL CARVALHO/DIVULGAÇÃO

Nos dias 1 e 2 de agosto, a cidade histórica de Piranhas, no Sertão de Alagoas, será palco da 1ª Mostra Surubim de Cinema. Gratuita e aberta ao público, a programação inclui exibição de curtas-metragens alagoanos, oficinas formativas, mesas de debate e um encerramento especial com o clássico Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues, parcialmente rodado no município.

Com o tema “Fluir das águas, despertar de vozes”, a mostra celebra a diversidade estética e narrativa do audiovisual contemporâneo produzido em Alagoas, com destaque para as vozes que emergem do interior do estado. O evento ocorre no Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas e no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, ambos no Centro Histórico da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Cinema no Sertão Piranhas recebe 1ª Mostra Surubim, com filmes, oficinas e debates sobre audiovisual alagoano
| Foto: Reprodução

FORMAÇÃO E EXIBIÇÃO

A programação começa nas tardes de quinta e sexta-feira, com as oficinas “Escrever pra ver: primeiros passos do roteiro”, ministrada por Laís Santos Araújo, e “Ver junto, pensar junto: crítica cinematográfica”, com Janderson Felipe. Voltadas para estudantes, criadores e interessados em cinema, as oficinas têm vagas limitadas e inscrições pelo Instagram @mostrasurubimdecinema até 30 de julho.

À noite, o público poderá conferir curtas alagoanos e participar de painéis com curadores, produtores e representantes de instituições como Sebrae e o Comitê de Cultura de Alagoas.

O ponto alto será no sábado (2), com a exibição de Bye Bye Brasil, marco do cinema nacional e símbolo da conexão entre Piranhas e o audiovisual. Em 2022, o diretor Cacá Diegues voltou à cidade para rodar Deus ainda é brasileiro, que estreia neste ano. O cineasta faleceu em fevereiro.

DESCENTRALIZAÇÃO E IDENTIDADE

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a mostra é um gesto de descentralização da cultura: “Levar o cinema contemporâneo alagoano ao sertão é reconhecer que as potências criativas do estado não se restringem aos grandes centros. A Mostra Surubim fortalece os territórios, amplia repertórios e provoca diálogos entre criadores e públicos diversos”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Cinema no Sertão Piranhas recebe 1ª Mostra Surubim, com filmes, oficinas e debates sobre audiovisual alagoano
| Foto: Reprodução

A Mostra Surubim é realizada pela Power Oficina, com produção da Aguda Cinema, patrocínio da Prefeitura de Piranhas e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A iniciativa é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, operacionalizada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult/AL).

Serviço

O quê: 1ª Mostra Surubim de Cinema

Quando: 1 e 2 de agosto de 2025

Onde: Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas e Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros – Centro Histórico de Piranhas

Entrada gratuita

Oficinas com inscrição via Instagram: @mostrasurubimdecinema

Relacionadas