É HOJE!
Gafieira do Wado
Wado lança álbum ‘Obstrução Samba’ com baile em Jaraguá; show será nesta quinta-feira (31), no Toca do Calango


O cantor e compositor de Alagoas Wado leva ao palco nesta quinta-feira (31), no Toca do Calango, em Jaraguá, o show “Gafieira do Wado”, que marca o lançamento oficial de seu novo álbum, Obstrução Samba, já disponível nas plataformas digitais. Com participações especiais da cantora Fernanda Guimarães e do sambista Igbonan Rocha, além da discotecagem da DJ Carlota, a apresentação propõe um baile contemporâneo, celebrando o encontro e a vibração coletiva.
Gravado no bairro popular do Vergel do Lago, onde Wado reside atualmente, Obstrução Samba nasceu de uma proposta artística diferente. O músico carioca MOMO. (Marcelo Frota) compartilhou com o cantor catarinense radicado em Alagoas faixas instrumentais de seu álbum Gira, eleito pela revista britânica Mojo como o 5º melhor disco de world music de 2024. Inspirado no documentário As Cinco Obstruções, de Lars von Trier, Wado aceitou o desafio de criar letras e gravar vozes sobre as bases instrumentais recebidas, dando vida a um projeto repleto de brasilidade e inovação sonora.

“Considero Obstrução Samba o álbum mais forte da minha carreira desde A Beleza que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa. Digo isso principalmente pela força melódica e estética do trabalho. É uma obra coesa, com uma brasilidade madura – um disco que me traz, ou melhor, me devolve autoestima, autoconfiança e otimismo”, destaca Wado.
O álbum reúne diversas parcerias, incluindo Junio Barreto, Fábio Trummer, Marina Nemesio, Priscilla Tossan, Adriano Siri, Alvaro Lancellotti, Otto e Davi Moraes. Entre as canções que se destacam estão “Jão”, single lançado anteriormente, com participação especial de Fábio Trummer; “Passo de Avarandar”, ao lado de Priscilla Tossan e Janu; e “Conversa Entre Sementes”, dueto com Junio Barreto.

Com referências ao samba rock, ijexá, frevo e pop tropical, o disco reafirma o gênero como espaço de resistência criativa. “É o samba que obstrui e desobstrui, que gira, que provoca e que convida a seguir dançando mesmo quando tudo aperta”, resume Wado.
Na apresentação desta quinta-feira, o cantor transforma o Toca do Calango num ambiente de celebração e afeto. “Fazer esse show em Maceió, onde gravei o disco e onde tenho vivido um novo momento da vida, tem um peso simbólico muito forte. A ideia é transformar o Toca do Calango num terreiro dançante de afeto e música”, afirma.
Apesar dos rumores de que este seria seu último álbum, Wado prefere considerar uma pausa em sua trajetória de mais de duas décadas e 14 discos lançados. “Estando vivo, a gente sempre tem alguma coisa para dizer. Mas eu tô bastante feliz e bastante cansado. Não sei se quero fazer um disco tão cedo. É muito trabalhoso e tem sido cada vez mais difícil viver de música. Quero dar uma descansada”, confessa o artista.
Com ingressos acessíveis e o clima de uma verdadeira gafieira moderna, o evento promete uma noite marcada pela dança, pelo ritmo e pelo encontro da música autoral alagoana com o público.
*Sob supervisão da editoria de Cultura
Serviço:
O quê: Gafieira do Wado
Quando: 31 de julho (quinta-feira), 19h
Onde: Toca do Calango (Rua Melo Póvoas, 258-B, Jaraguá, Maceió)
Participações: Fernanda Guimarães, Igbonan Rocha e DJ Carlota
Ingressos: Sympla ou pelo telefone (82) 99117-2907