22° MOSTRA ALAGOANA DE DANÇA
Mostra Alagoana de Dança chega ao interior
Etapa regional do maior evento de dança do estado ocorre de 5 a 23 de agosto, passando por Maribondo, Paripueira e Rio Largo com atividades gratuitas para o público


Entre os dias 5 e 23 de agosto, os municípios de Maribondo, Paripueira e Rio Largo receberão a etapa interior da 22ª edição da Mostra Alagoana de Dança. Com oficinas gratuitas, apresentações de grupos de diversas regiões e apoio das prefeituras locais, o evento busca descentralizar o acesso à arte e à formação cultural. A realização é do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), com produção da Sururu de Capote.
Reconhecida como uma das maiores plataformas de difusão da dança no estado, a Mostra deste ano selecionou 80 grupos para circular por diferentes regiões, promovendo trocas entre artistas, formações para novos criadores e espetáculos abertos ao público.

“A Mostra Alagoana de Dança é um movimento de valorização da nossa produção artística. Levar essa programação ao interior é garantir que mais pessoas tenham acesso à formação, ao espetáculo e ao encontro com a arte”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
MARIBONDO ABRE
A PROGRAMAÇÃO
A cidade de Maribondo dá início às atividades com uma oficina de dança popular e dança contemporânea ministrada por Almir Santos, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, sempre às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. No dia 8, às 19h, a Mostra toma conta da Rua do Comércio com apresentações ao ar livre.
Para o secretário municipal de Cultura, Renan Rodrigues, a realização da Mostra é um reconhecimento da potência cultural do município. “Abrir espaço para a Mostra é também afirmar o nosso compromisso com a arte, com a juventude, com os mestres da cultura popular e com todos os artistas independentes que fazem da dança um instrumento de resistência e beleza”.
BALÉ CLÁSSICO EM PARIPUEIRA
Em Paripueira, a oficina oferecida será de balé clássico, com o professor Felipe Alves, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, às 14h, na Escola Municipal Professora Maria das Graças Oliveira. No dia 16, às 18h30, o público confere a apresentação da Mostra na Praça Padre Cícero, no centro da cidade.

A secretária municipal de Cultura, Vânia Moura, celebrou a iniciativa. “Esse projeto fortalece a identidade cultural do nosso povo, incentiva a arte e abre espaço para nossos artistas se expressarem com liberdade e paixão”.
RIO LARGO ENCERRA COM DIVERSIDADE
Em Rio Largo, duas oficinas serão realizadas: dança de salão com Fabian Oliver (dias 18 e 21, às 19h, na Escola Castelinho) e hip hop com Airton Robert (dias 20 e 22, às 9h e 14h, na Escola Manoel Gonçalves). A culminância acontece no sábado, 23 de agosto, às 16h, em frente à Feira de Rio Largo, com apresentações de grupos de dança locais e convidados.
“Estamos muito felizes, como gestão, de poder receber aqui na nossa Rio Largo tantos artistas talentosos. A dança é uma atividade que movimenta não só o corpo, mas a mente e as emoções também”, afirmou o prefeito Carlos Gonçalves.
De acordo com a Secult, a etapa da Mostra Alagoana de Dança no interior integra uma política de cultura mais ampla voltada à formação, circulação e valorização da produção artística em todo o estado. A entrada em todas as atividades é gratuita.