loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 13/08/2025 | Ano | Nº 6031
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Caderno B

CINEMA

80 anos da Segunda Guerra Mundial: conheça sete filmes sobre que retratam o conflito

Cineastas como Steven Spielberg, Terrence Malick e Clint Eastwood narram diferentes perspectivas sobre o tema

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Guerra inspirou diversos filmes ao longo dos anos
Guerra inspirou diversos filmes ao longo dos anos | Foto: Reprodução

Em 2025, o fim da Segunda Guerra Mundial completa 80 anos. Apesar do conflito ser famoso por suas batalhas na Europa, a Ásia também foi palco de importantes acontecimentos militares.

Ao longo das últimas décadas, Hollywood e outros mercados cinematográficos deram bastante destaque para a luta contra a Alemanha nazista, mas o Japão também teve participação essencial na guerra.

O conflito, inclusive, só foi encerrado após a rendição do país asiático no dia 2 de setembro de 1945. Até hoje, essa é a data em que o fim da Segunda Guerra Mundial é comemorada.

Para além do impacto humano, social e econômico, a guerra na Ásia serviu como fruto de inspiração para inúmeros filmes. O Estadão selecionou dez filmes com diferentes abordagens sobre o conflito para quem deseja entender o impacto que a Segunda Guerra Mundial teve no continente asiático. Confira:

A Harpa da Birmânia (1956)

Considerada uma obra-prima do cinema antimilitarista, A Harpa da Birmânia, do diretor japonês Kon Ichikawa, conta a história de um grupo de soldados japoneses durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Eles, que estão na fronteira da Birmânia (atual Myanmar) com a Tailândia, descobrem que existe outro grupo de soldados japoneses que se recusa a se render. Um dos membros do pelotão é encarregado de informar o fim da guerra para os seus compatriotas e convencê-los da rendição.

Guerra e Humanidade (1959 – 1961)

A trilogia Guerra e Humanidade, do cineasta japonês Masaki Kobayashi, conta a história de Kaji (Tatsuya Nakadai) — um homem bom, mas ingênuo, que se vê vítima do sistema corrupto e violento do Japão durante a Segunda Guerra Mundial. O protagonista é supervisor de um campo de prisioneiros, mas sua postura humanista irrita seus superiores. Ele, então, é enviado para o front da guerra e se torna o único sobrevivente do seu pelotão. Sem mais esperanças, Kaji se entrega ao exército soviético, mas é acusado de assassinato e deve provar sua inocência. A trilogia é composta pelos filmes Não Há Amor Maior (1959), Estrada Para a Eternidade (1959) e Uma Prece de Soldado (1961).

Tora! Tora! Tora! (1970)

Tora! Tora! Tora!, dos diretores Richard Fleischer, Kinji Fukasaku e Toshio Masuda, detalha os acontecimentos que levaram ao ataque em Pearl Harbor. O grande diferencial do longa é mostrar os pontos de vistas de ambas as nações. Para isso, o filme foi dirigido por três cineastas diferentes — dois japoneses e um americano. Com um tom documental, o longa optou por dividir as produções em cada país e se tornou um marco de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial.

Império do Sol (1987)

Dirigido por Steven Spielberg, o longa Império do Sol conta a história do jovem Jim Graham (Christian Bale), um garoto britânico que vive na China durante a década de 1940. Quando os japoneses invadem o país, Jim é capturado e enviado para um campo de concentração. Sem contato com a sua família, o menino deve aprender a sobreviver sozinho. O longa marcou o primeiro grande papel da carreira de Bale, que à época tinha 13 anos.

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Inspirado em histórias reais, Túmulo dos Vagalumes é um dos filmes mais tristes da história do Studio Ghibli. Dirigido por Isao Takahata, a animação conta a história de dois irmãos durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Órfãos e sem família estendida, Setsuko e Seita sobrevivem como podem em um país devastado pela guerra. O longa explora a crueldade do conflito e a forma com que atinge a camada mais frágil da população — as crianças.

Além da Linha Vermelha (1998)

Com um elenco recheado de estrelas — Sean Penn, George Clooney, Woody Harrelson, Adrien Brody, John Cusack, Jared Leto e John Travolta —, o longa dirigido por Terrence Malick conta a história fictícia de um batalhão norte-americano no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Indicado a sete Oscars, o longa foi o vencedor o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1999.

A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima (2006)

A duologia dirigida por Clint Eastwood conta a história da Batalha de Iwo Jima, um dos principais confrontos da Segunda Guerra Mundial, sob as diferentes perspectivas dos Estados Unidos e do Japão. O primeiro longa, A Conquista da Honra, aborda o lado dos soldados norte-americanos, enquanto o segundo, Cartas de Iwo Jimai, narra a participação dos soldados japoneses.

Relacionadas