loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Caderno B

DAMA DA MÚSICA

Concerto especial celebra o piano brasileiro de Selma Britto

Dama da música alagoana reúne tradição erudita e ritmos populares em noite de celebração no Teatro Gustavo Leite, nesta quarta-feira (27), às 20h

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Concerto especial celebra o piano brasileiro de Selma Britto
| Foto: MONSTRO

O som do piano de Selma Britto nunca pertenceu apenas à sala de concerto. Foi também dos bares, das rodas, do encontro com o povo. Carrega o mesmo rigor aprendido na academia, mas fala com a espontaneidade de quem sabe atravessar fronteiras sonoras e tocar as pessoas. Nessa travessia, a pianista fez da música uma forma de magia — capaz de transformar, por décadas, Alagoas em um lugar mais bonito.

É esse percurso que se reencontra hoje, quarta-feira (27), às 20h, no Teatro Gustavo Leite. O espetáculo O Piano Brasileiro de Selma Britto marca o retorno da pianista aos palcos de Maceió. E também se desdobra como celebração: reúne artistas de diferentes gerações, aproxima tempos e estilos, e refaz a memória musical do Estado em diálogo com o presente.

Imagem ilustrativa da imagem Concerto especial celebra o piano brasileiro de Selma Britto

Aos 85 anos, Selma atravessa o tempo com a mesma delicadeza que imprime em cada nota. Sua trajetória consolidou um repertório erudito que nunca se fechou no clássico: desde cedo soube dialogar com o cotidiano brasileiro, incorporando a cadência popular ao piano. Esse trânsito é também o que se anuncia nesta noite, quando ela se apresenta cercada por músicos da nova geração e parceiros de longa data.

“Eu agradeço muito essa ideia de realizar o concerto como algo coletivo, bonito. Os músicos do espetáculo são amigos eternos, e eu estou feliz de termos um momento assim para dividir com a plateia, para todos que gostam de música. Isso representa muito, não só para mim, mas para todos, nessa unificação musical”, disse.

O concerto tem direção do maestro Luiz Martins, regente da orquestra Filarmônica de Alagoas e do Coral Cesmac. Ele conduz o espetáculo que reúne nomes como Luciano Peixoto, May Honorato e Duda Maia. Para o maestro, dividir o palco com Selma carrega um sentido especial. “Para mim, tocar com Selma é sempre uma experiência única. Ela representa a união entre os artistas no palco. Para mim, Selma vai além da música: encarna o valor mais importante do ser humano, o amor ao próximo. Sinto-me muito feliz por poder participar dessa apresentação”.

Imagem ilustrativa da imagem Concerto especial celebra o piano brasileiro de Selma Britto
| Foto: MONSTRO

O espetáculo é gratuito, mas o público é convidado a doar kits de higiene pessoal, destinados a instituições que acolhem idosos. Os pontos de troca estão espalhados pela cidade: Minha Cafeteria (Maceió Shopping), Club Lyon (Jatiúca), Cabeleireiro Paulo Ariza (Jatiúca), Faculdade Fan/FGV (Jaraguá), Estúdio Nina (Ponta Verde) e Jack! Barbearia. “Tenho um compromisso com a população idosa. Não é obrigação, mas as pessoas trazem, e depois levamos aos abrigos e entregamos de coração. Isso faz parte da gente”, contou Selma.

Filha da pianista Hilda Calheiros Teixeira, Selma iniciou os estudos musicais aos sete anos, diariamente ao lado da mãe. Mais tarde, aperfeiçoou-se na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, onde consolidou sua formação erudita e ampliou o contato com o repertório nacional. Hoje, recorda esse percurso como parte inseparável de sua vida. “Eu sempre estou animada para a música; a música sempre me anima… Essa paixão pela música veio do tempo da minha mãe, que era uma grande pianista. Isso incentivou não só a mim, mas também outras pessoas. Tivemos uma base muito boa, que foi transmitida aos alunos também. O tempo vai passando e vai ficando dentro da gente essa beleza de ter a arte conosco”.

DAMA DA MÚSICA ALAGOANA

Imagem ilustrativa da imagem Concerto especial celebra o piano brasileiro de Selma Britto
| Foto: MONSTRO

Em mais de 60 anos de carreira, Selma Britto tornou-se referência na cena musical alagoana. Foi idealizadora de projetos como o Concerto aos Domingos, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, e participou de parcerias com orquestras em diferentes cidades. Recebeu distinções como a Ordem do Mérito dos Palmares, do Governo de Alagoas, e a Comenda Desembargador Mário Guimarães, da Câmara Municipal de Maceió. É também membro da Academia Maceioense de Letras, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo de Alagoas, e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

“Música é isso: não só para mim, mas também para os outros músicos e para as pessoas que apreciam. É um todo que abrange muita coisa boa. A música fez parte de toda a minha vida”, destaca Selma, que encerra a conversa falando diretamente com velhos conhecidos: o público a quem dedicou toda a sua vida artística. “Um abraço musical para todos”.

Serviço:

  • O quê: Espetáculo ‘O Piano Brasileiro de Selma Britto’
  • Quando: Hoje, 27 de agosto, às 20h
  • Onde: Teatro Gustavo Leite – Rua Celso Piatti, Jaraguá, Maceió/AL
  • Quanto: Ingresso solidário – 1 kit de higiene pessoal para idosos
  • Pontos de troca: Minha Cafeteria (Maceió Shopping), Club Lyon (Jatiúca), Cabeleireiro Paulo Ariza (Jatiúca), Faculdade Fan/FGV (Jaraguá), Estúdio Nina (Ponta Verde) e Jack! Barbearia
  • Mais informações: (82) 99901-8912

Relacionadas