Vexame Azul
Redes sociais apontam "escândalo" no futebol alagoano após rebaixamento do CSA
O que o futuro guarda para os azulinos após um cenário devastador?

REBULIÇO
A triste situação do Centro Esportivo Alagoano, o CSA, depois de ter sido rebaixado para a série D, motivou uma avalanche de críticas e uma lavagem geral de roupa suja na diretoria pelas redes sociais. Observadores entendem que o clube passa por uma das maiores crises já vistas até hoje. Denúncias feitas por ex-diretores devem ser rigorosamente apuradas.
Todas as atenções estão voltadas hoje para o Supremo Tribunal Federal (STF), que inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados seus, acusados de suposta tentativa de golpe de Estado. Com forte esquema de segurança, os trabalhos estão previstos para serem iniciados às 9h.
É a primeira vez que o STF julga um ex-presidente da República por tentativa de ataque à democracia. A denúncia foi apresentada em fevereiro e, depois de ouvidos todos os envolvidos e testemunhas, os cinco ministros da Corte vão decidir se Bolsonaro e seus aliados devem ser condenados. O ex-presidente e seus aliados negam qualquer crime.
SESSÕES PRESENCIAIS
As sessões acontecem presencialmente na sala da Primeira Turma do STF. Participarão presencialmente os cinco ministros da Turma, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados das partes, que terão a tribuna da sala de sessão para se manifestar. O calendário de julgamento foi estabelecido pela Corte para o período de 2 de setembro até 12 de setembro.
FERVENDO
O início do julgamento de Jair Bolsonaro está chamando a atenção de todo o País. E Brasília, certamente, irá parar para assistir aos debates. O entorno do STF ficará protegido por forças de segurança, além de grades para impedir a presença de pessoas estranhas no local, objetivando evitar qualquer tipo de incidente.
PEDIDOS
Até o final de semana mais de 3,5 mil pessoas solicitaram permissão para assistir aos julgamentos, destacando-se aí autoridades, estudantes de Direito, jornalistas, advogados e outros segmentos da população, critério que foi estudado minuciosamente pela cúpula do STF.
SUPOSTOS CRIMES
Além da suposta tentativa de golpes, os réus responderão também sobre “Organização criminosa armada”, “Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, “Golpe de Estado”, “Dano qualificado contra o patrimônio da União” e “Deterioração de patrimônio tombado”.
PUNIÇÃO
Pelo levantamento jurídico sobre os efeitos das penas, elas são divergentes em função de participações maiores ou não no episódio. As penas máximas poderão chegar, no caso de condenação, a 43 anos de prisão para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
LOCAL DA PRISÃO
Esse é um dos assuntos que têm suscitado diversas projeções. No caso do ex-presidente, existem poucas alternativas, como cumprir a pena em regime domiciliar, ir para instalações da Polícia Federal, como ficou o então ex-presidente Lula durante quase dois anos, ou para uma cela especial na penitenciária da Papuda.
DIREITOS
A Casa de Direitos de Arapiraca completou ontem quatro anos de funcionamento e já realizou mais de 132 mil atendimentos à população. O equipamento da Seprev se consolidou como referência no Agreste em serviços de cidadania e acesso à Justiça.