ARTE POPULAR
Artesãos alagoanos são destaque em exposição de arte popular em São Paulo
Centro cultural Farol Santander recebe mostra com mais de 400 obras de 21 estados do País


O centro cultural Farol Santander São Paulo abriu a exposição “Brasil: Arte Popular”, que reúne mais de 400 obras de artistas de 21 estados do país. A mostra fica em cartaz até 23 de novembro e ocupa os andares 19 e 20 do local.
Alagoas participa com 48 obras expostas, produzidas por 17 artistas. São nomes como: Benedito José dos Santos, Irineia Rosa Nunes da Silva, Maria Luciene da Silva Siqueira, João Francisco da Silva, Resendio José da Silva, Joaci Lima Silva Filho, João Manoel da Silva, Gilberto Antônio da Silva, Fagner Silva Santos e muitos outros. Com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza, a exposição apresenta cerca de 200 conjuntos artísticos distribuídos em 600 m². Entre os itens estão esculturas em madeira e barro, cerâmicas, pinturas, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais. O público também encontra recursos interativos, como mesa percussiva digital e instrumentos artesanais.

Alguns artistas receberam salas exclusivas, como Nino (CE), Zé do Chalé (SE) e Mestre Cunha (PE). Também há trabalhos de nomes como Mestre Vitalino (PE), Ana das Carrancas (PE), Conceição dos Bugres (MS), Nhô Caboclo (PE), Oziel (PB) e Jacinta Francisca Xavier (MG).
A mostra foi organizada a partir de pesquisa nacional junto a colecionadores e instituições. O projeto expográfico utiliza iluminação cênica, projeções de imagens e frases dos artistas.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio do Santander Brasil e Zurich Santander, e produção executiva da Aprazível Edições e Arte.