OUÇA
Os Fugitivos antecipam novo disco no soul refinado do single ‘Onde Está Você’
Duo alagoano formado por Nayane Ferreira e Thiago Mata aposta em atmosfera clássica e produção elegante para anunciar nova fase


Depois de abrir caminhos com o sucesso de “Tanto Faz”, o duo alagoano Os Fugitivos, formado pelos músicos e produtores Nayane Ferreira e Thiago Mata, dá início a uma nova fase com o lançamento do single “Onde Está Você”. A faixa chegou às plataformas digitais no primeiro dia de outubro e antecipa o segundo álbum da dupla, “Sonhos & Traumas”, previsto para 2026. Com clima romântico, refinamento sonoro e forte carga emocional, a canção mergulha em referências do soul clássico para narrar um amor que se perdeu ou talvez nunca tenha chegado.
Diferente do que ocorreu no disco de estreia, “Samburá”, em que o repertório nasceu de descobertas intuitivas, o novo trabalho tem direção artística mais clara. “A faixa surgiu de forma planejada, já estávamos no processo de criação do que viria a ser um álbum, então, quando compusemos, já tínhamos ideia do que queríamos”, afirma Thiago Mata, que divide com Nayane todas as etapas da produção.
A letra também revela essa guinada conceitual. Ao optar por uma abordagem mais direta e acessível, Os Fugitivos procuram um ponto de equilíbrio entre elegância lírica e comunicação ampla. “Acabamos escrevendo canções que falam de amor de várias maneiras diferentes, então o amor acabou se tornando o tema central do novo disco sem a gente saber”, brinca Nayane.
Musicalmente, “Onde Está Você” evoca o soul dos anos 1970 e se ancora em referências como Al Green, Thee Sacred Souls e Jalen Ngonda. A gravação contou com participações de Pedro Fonte (bateria), Robson Cavalcante (teclado) e Igor Peixoto (baixo). Um dos destaques da produção é o fato de a faixa ter sido gravada sem metrônomo, o que gerou, segundo Thiago, um dos maiores desafios técnicos do duo. “Optamos por deixar a música naturalmente fora do tempo, para trazer mais organicidade, o que foi um grande desafio pra gente”, conta o produtor.
A sonoridade se alinha ao novo momento criativo do duo. “Essa música representa uma nova fase, onde nos sentimos mais livres, descontraídos e evoluindo como produtores”, observa Thiago. “A gente sempre quer inovar e sente que está conseguindo fazer isso agora”, completa Nayane.
Com sua atmosfera suave e sofisticada, a canção convida a uma escuta íntima. “Espero que as pessoas aproveitem ao lado de uma bela taça de vinho e um fondue de queijo”, diz Thiago, em tom de brincadeira. Para Nayane, o solo de Rhodes é o momento mais marcante da faixa: “É a minha parte favorita da música”.
“Onde Está Você” é o primeiro lançamento do disco “Sonhos & Traumas”, que está sendo construído em formato de singles. A dupla também sinaliza que pretende investir em colaborações com outros artistas e, futuramente, expandir o trabalho com videoclipes e versões ao vivo. “Gostaríamos muito de investir em clipes e versões ao vivo, porque sentimos que nossas obras ganhariam ainda mais força com isso”, afirma Nayane. A nova fase começa agora. E, segundo a artista, promete ser mais madura, refinada e aberta a experimentações.
