LITERATURA
Fim de semana tem escritor e roteirista Raphael Montes na Bienal do Livro
Evento segue recheado de novidades e ainda dá tempo de adquirir um bom livro, conferir lançamentos e curtir toda a programação


Mais uma edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas que passa - ou melhor, que ainda acontece - e promete render até o último momento. Com programação até o fim deste domingo (9), a movimentação no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, tem tudo para continuar intensa como foi desde o início do evento. Alguns destaques deste último fim de semana são a presença do escritor e roteirista Raphael Montes, assim como a presença de uma imortal da Academia Brasileira de Letras, Míriam Leitão, que debate o Brasil contemporâneo.
Muito além de “somente” uma feira de livros, a Bienal leva consigo uma experiência artística. Desde a montagem temática dos estandes até as vendas de produtos produzidos à mão, que fez com que o público aproveitasse para levar algumas lembranças que não são feitas de folhas e capas.
“Eu fui lá procurando alguns livros, sabe? Fiz até uma lista para consultar enquanto passava em cada estande. Mas aí eu vi uns broches, umas bolsa de filé e simplesmente pensei que não poderia voltar pra casa sem aquilo”, afirma Gabrielly Barreto.

Ainda determinada a encontrar os livros que procurava, Gabrielly acabou se deparando com um que não estava na lista, mas chamou sua atenção. “Meu gênero preferido é romance, inclusive estava procurando alguns clássicos da Jane Austen, mas vi uma autora que estava lançando um livro, que é o terceiro de uma trilogia na verdade, e a capa me ganhou. Acho que não vou levar nada da lista dessa vez”, responde com bom humor.
A arte, que de acordo com o Dicionário Aurélio significa: “A capacidade do ser humano de dominar a matéria e transformar ideias em realidade através de suas habilidades, aplicando conhecimento e criatividade”, tem uma ampla gama de interpretações e modos de ser representada. Desde o teatro, passando pela moda e chegando às oficinas. Esse formato de expressão pôde ser contemplado durante todos esses dias de evento.
“Já fui para outros eventos com essa temática ligada ao afro, sempre vi oficina de tranças, que é o mais comum, mas de turbante foi a primeira vez”, afirma Katherine Dias. “Quando vi, já estava rolando, mas perguntei e me disseram que essa oficina ainda vai ter até o fim da bienal, então acho que venho mais uma vez”, conclui.

O que aproveitar nos últimos dias da Bienal
O que passou, passou, mas o que há de vir, virá - e muita coisa ainda está para acontecer na 11° Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Um dos momentos mais esperados do evento é a presença de um autor nacionalmente conhecido por seus livros de suspense, Raphael Montes. Nascido no Rio de Janeiro, o escritor se destacou cedo no cenário literário nacional como autor de thrillers policiais. Entre suas obras mais populares estão os romances Suicidas (2012) - finalista de três prêmios literários -, e Dias Perfeitos (2014), que recebeu edição internacional.
Com presença confirmada neste sábado (8), às 19h, muitos fãs do autor garantem que não vão perder o bate-papo literário, intermediado pelo Sesc, com participação de Raphael Montes, Ana Maria Gonçalves, Clara Alves, Paulo Moreira, Bárbara Carine e José Eduardo Agualusa.
Estudante de serviços sociais, Bárbara Vitória, autointitulada maior fã de Raphael Montes de Alagoas, diz que o suspense do autor só não é maior que a sua ansiedade para vê-lo na Bienal.
“Deixei tudo para sábado. Pedi folga, organizei os horários e com certeza vou estar lá, pelo menos umas duas horas antes para ver se até compro outro livro dele e quem sabe conseguir um autógrafo. Já separei até os que tenho para levar no dia, nunca se sabe”, afirma Bárbara.
Os destaques não param por aí. Ainda neste sábado, a jornalista, escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Míriam Leitão, apresenta uma palestra sobre os desafios do Brasil Contemporâneo.
