RETROSPECTIVA
Esporte em 2025: CRB é tetra, CSA cai e ASA fica no quase
Fla ganha Brasileirão e Libertadores, e Timão, a Copa BR; atletas colocam Brasil no topo


O esporte movimentou Alagoas, o Brasil e o mundo em 2025. Torcedores viveram emoções intensas e expressaram todas as reações possíveis ao longo da temporada.
Em Alagoas, a bola começou a rolar no segundo fim de semana do ano, com o início do Campeonato Alagoano. Na primeira fase, CRB e ASA começaram mal e preocuparam seus torcedores. Quem empolgou a arquibancada foi o CSA, com atuações convincentes e vitórias consecutivas.
O Penedense surpreendeu e fez a melhor campanha da fase de classificação, mas não foi páreo para o CRB, que venceu os dois confrontos. Na outra semifinal, ASA e CSA duelaram. Após uma vitória para cada lado, a decisão foi para os pênaltis, com classificação do time de Arapiraca.
Pelo quarto ano consecutivo, CRB e ASA disputaram a final. No primeiro jogo, o Alvinegro abriu dois gols de vantagem, mas o Galo buscou o empate. Na segunda partida, o Fantasma saiu na frente, mas cedeu a virada na reta final. O Galo garantiu o tetracampeonato.
No Nordestão, destinos diferentes. O ASA ficou mais uma vez na fase preliminar, eliminado pela Juazeirense. O CRB, vice-campeão do ano anterior, caiu ainda na fase de grupos. O CSA foi mais longe e chegou a sonhar com a final. Superou Maracanã e Barcelona-BA nas fases preliminares, terminou em segundo lugar na fase de grupos e eliminou o Ferroviário nas quartas. Na semifinal, em casa, acabou derrotado por 1 a 0.
Na Copa do Brasil, o ASA ficou pelo meio do caminho e, mais uma vez, disputou apenas a primeira fase. Após empate no tempo normal, os pênaltis garantiram a classificação do AtléticoGO. Estreante no torneio, o CSE enfrentou o Tombense, mas perdeu por 3 a 1.
CSA e CRB tiveram campanhas melhores. O Azulão venceu o Boavista-RJ por 2 a 0 na primeira fase e goleou a Tuna Luso-PA por 5 a 0 na etapa seguinte. Na terceira fase, venceu o Grêmio por 3 a 2 em casa e segurou o empate sem gols fora. Nas oitavas de final, enfrentou o Vasco: após 0 a 0 no Trapichão, foi derrotado por 3 a 1 no Rio de Janeiro.
O Galo estreou na competição a partir da terceira fase e teve logo um desafio pesado, contra o Santos de Neymar. O time alagoano foi superior no confronto. Após empatar em 1 a 1 na Vila Belmiro, voltou a empatar em Maceió, garantindo a classificação nos pênaltis. Nas oitavas de final, segurou o Cruzeiro no Mineirão, mas acabou derrotado por 2 a 0 em casa.
No Brasileirão, quatro clubes representaram Alagoas. Na última divisão nacional (Série D), o Penedense fez sua primeira participação em um torneio nacional. A campanha foi abaixo do esperado: a terceira pior entre os 64 participantes, com apenas uma vitória.
O ASA foi mais longe. Com uma campanha irretocável na primeira fase, o time deu sinais de que poderia, enfim, garantir o acesso. No entanto, ficou pelo caminho pela segunda vez em três temporadas. Diante do Maranhão, sofreu goleada por 4 a 0 no placar agregado.
Na Série C, pelo terceiro ano consecutivo, o CSA entrou com a promessa de fazer uma grande campanha e retornar à Série B. O início foi positivo, mas a reta final foi desastrosa. Uma longa sequência sem vitórias e decisões equivocadas da direção, simbolizadas pela demissão do técnico Higo Magalhães e seu retorno após duas semanas, culminaram no rebaixamento à Série D.
O CRB iniciou a Série B sob o comando de Eduardo Barroca. A equipe apresentou a irregularidade habitual: em casa, campanha de líder; fora, péssimo desempe nho. O clube chegou às rodadas finais com chances de acesso, mas os tropeços no Rei Pelé contra Operário e Ferroviária impediram a subida.
FUTEBOL BRASILEIRO
A temporada do futebol brasileiro começou com a Supercopa Rei, vencida pelo Flamengo, que superou o Botafogo por 3 a 1.
Nos torneios regionais, dois pentacampeonatos marcaram o ano. O Bahia conquistou o Nordestão ao vencer o Confiança, enquanto o Paysandu levou a Copa Verde ao superar o Goiás.
No Brasileiro, o Flamengo foi campeão ao superar o Palmeiras. Nas demais divisões, o Coritiba ganhou a Série B, a Ponte Preta venceu a Série C e o Barra-SC conquistou a Série D.
Na Copa do Brasil, o Corinthians foi campeão. Diante do Vasco, o Timão ganhou no Maracanã e conquistou o tetra. Na Libertadores, o Flamengo venceu o Palmeiras e se tornou o primeiro brasileiro tetracampeão do torneio. Já na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG foi vice, ao perder a final para o Lanús-ARG.
OUTROS ESPORTES
No tênis, João Fonseca venceu o ATP 250 em Buenos Aires e o ATP 500 da Basileia, na Suíça, principal troféu erguido desde Guga em 2001, o que o coloca no Top-25 no ranking mundial.
No automobilismo, Gabriel Bortoleto levou o Brasil à F1 após cinco anos, enquanto Rafa Câmara venceu a F3.
No skate, Rayssa Leal conquistou o tetra da SLS, o principal circuito da modalidade no mundo.
