loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 14/01/2026 | Ano | Nº 6139
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

Expectativa

Presidente é esperado em AL para agenda do Minha Casa e inauguração da Embrapa

Visita de Lula prevista para este mês deve incluir entrega de moradias e de novo centro de pesquisa

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Presidente Lula deve vir a Alagas neste mês para agenda nas áreas de habitação e pesquisa
Presidente Lula deve vir a Alagas neste mês para agenda nas áreas de habitação e pesquisa | Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aguardado em Alagoas ainda neste mês para cumprir uma agenda institucional voltada a duas áreas estratégicas: habitação e pesquisa agroalimentar.

A expectativa é que Lula participe da celebração nacional do programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió, e também da inauguração oficial da nova sede do Centro de Pesquisa da Embrapa, localizada no bairro da Pescaria.

Embora haja especulações de que a visita possa ocorrer no dia 23 de janeiro, até o momento nem o Partido dos Trabalhadores nem os entes envolvidos confirmaram a data. Tanto a Prefeitura de Maceió quanto o governo de Alagoas afirmam que a agenda presidencial ainda está em fase de definição.

No compromisso relacionado ao Minha Casa, Minha Vida, o presidente deverá ser recepcionado pelo prefeito de Maceió, JHC (PL), já que o evento envolve ações executadas pelo município em parceria com o governo federal.

A atividade faz parte das comemorações pela marca de 2 milhões de unidades habitacionais entregues em todo o país pelo programa.

Na capital alagoana, a política habitacional resultou na entrega de mais de 5,4 mil moradias desde o início da atual gestão municipal. Entre os empreendimentos estão conjuntos como Alamedas, Vale Bentes II, Oiticica I e II e o Parque da Lagoa, que deve ser o destaque da visita presidencial. O complexo habitacional está situado às margens da Lagoa Mundaú e beneficia famílias oriundas de comunidades tradicionais da região lagunar, como Mundaú, Sururu, Peixe e Muvuca.

O Parque da Lagoa reúne mais de 1,7 mil apartamentos distribuídos em dezenas de blocos, com unidades padronizadas de dois quartos e infraestrutura urbana completa. Para 2026, a prefeitura também prevê a entrega de novos empreendimentos habitacionais, ampliando o alcance do programa na capital.

Além da agenda habitacional, Lula também deverá participar da inauguração do novo Centro de Pesquisa de Alimentos da Embrapa, cuja recepção ficará a cargo do governador Paulo Dantas (MDB). O equipamento já está concluído e passa a integrar a estrutura nacional de pesquisa da empresa pública.

O centro terá foco na agregação de valor aos alimentos brasileiros e no desenvolvimento territorial sustentável, contando com laboratórios de tecnologia e inovação alimentar, etnoconhecimento e conservação da sociobiodiversidade. A estrutura também funcionará como um hub de pesquisa compartilhada, com espaços voltados à capacitação de produtores e agentes das cadeias agroalimentares e do turismo rural.

Relacionadas