CINEMA
Festival de Berlim seleciona filme com Lázaro Ramos e outros cinco brasileiros
‘Feito Pipa’, ‘A Fabulosa Máquina do Tempo’, ‘Papaya’ e ‘Quatro Meninas’ serão exibidos na mostra Generation; ‘Se eu fosse vivo... vivia’ e ‘Isabel’ estarão na mostra Panorama


A 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, mais conhecido como Berlinale, já conta com representantes brasileiros. Os filmes Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton e estrelado por Lázaro Ramos, e Quatro Meninas, de Karen Suzane, foram selecionados para a mostra Generation, dedicada a filmes com temáticas e protagonistas infantojuvenis.
Além deles, serão exibidos na mostra a animação Papaya, de Priscilla Kellen, e o documentário A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai, que já haviam sido anunciados anteriormente na programação do festival.
Já a mostra Panorama selecionou Isabel, filme com Marina Person do cineasta Gabe Klinger, e Se eu fosse vivo... vivia, de André Novais Oliveira.
Em comunicado à imprensa, Allan Deberton celebrou a seleção de Feito Pipa e disse que participar do festival é a “conquista da melhor vitrine que este filme poderia ter”.
Tanto a Generation quanto a Panorama não fazem parte da competição oficial pela Urso de Ouro, cuja seleção ainda não foi divulgada, mas são consideradas importantes dentro da programação do festival.
A mostra Generation é dividida em duas categorias, Generation Kplus (sobre crianças) e Generation 14Plus (sobre adolescentes), e premiam um filme cada com o Urso de Cristal. Na Panorama, os filmes competem por um prêmio do público.
O festival ocorre entre os dias 12 e 22 de fevereiro. No ano passado, o Brasil foi um dos destaques: o filme norueguês Dreams levou o prêmio principal, mas o brasileiro O Último Azul, de Gabriel Mascaro, ficou com o Urso de Prata, o Grande Prêmio do Júri, uma espécie de segundo lugar.
