loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 16/01/2026 | Ano | Nº 6141
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

Articulações

Vinda de Lula a AL no dia 23 acirra disputa por palanque e espaço político

Visita presidencial mobiliza governo, oposição e aliados circunstanciais em torno de inaugurações

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Vinda de Lula a AL no dia 23 acirra disputa por palanque e espaço político
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Vinda de Lula a AL no dia 23 acirra disputa por palanque e espaço político
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Vinda de Lula a AL no dia 23 acirra disputa por palanque e espaço político
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Vinda de Lula a AL no dia 23 acirra disputa por palanque e espaço político
| Foto: Divulgação
Arthur Lira sai fortalecido com votação do IR, defende prerrogativas e admite disputa ao Senado
Arthur Lira sai fortalecido com votação do IR, defende prerrogativas e admite disputa ao Senado | Foto: Divulgação

A esperada visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Alagoas, no próximo dia 23, conforme divulgado com exclusividade pela Gazeta de Alagoas e confirmado nessa sexta-feira (16) pela direção do PT em Alagoas, tem provocado intensa movimentação política nos últimos dias. Diferentes grupos tentam “engordar” a agenda presidencial e garantir espaço no palanque, transformando um compromisso institucional em um evento de forte simbolismo político no Estado.

A movimentação política já indica que a visita será altamente concorrida. Em um cenário pré-eleitoral, a presença de Lula em Alagoas tende a ser explorada como ativo político por diferentes grupos, que buscam visibilidade, proximidade com o Presidente e espaço em uma agenda que promete reunir aliados históricos e adversários circunstanciais no mesmo palanque.

É natural que a passagem de Lula por Alagoas reúna praticamente todas as forças políticas locais. De um lado, estão aliados históricos e declarados do Presidente, como o Governador Paulo Dantas (MDB), o Ministro dos Transportes Renan Filho (MDB), o senador Renan Calheiros (MDB) e outras lideranças governistas que devem acompanhar a agenda de forma destacada.

Do outro, figuras que não integram formalmente a base lulista, mas que, por conveniência política e institucional, tendem a marcar presença, como o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o deputado federal Arthur Lira (PP).

O evento ocorre em um contexto de rearranjos e sinalizações no cenário político local. Nos últimos meses, JHC tem demonstrado aproximação com o Presidente Lula e com Renan Filho, o que gera especulações sobre a formação de uma ampla aliança com vistas às eleições deste ano.

HABITAÇÃO E PESQUISA AGROALIMENTAR

A visita presidencial deve ser dedicada a duas áreas estratégicas para o governo federal: pesquisa agroalimentar e habitação.

De acordo com o deputado federal Paulo (PT), pela manhã Lula deve cumprir agenda ao lado do Governador Paulo Dantas numa visita às instalações do novo Centro de Pesquisa de Alimentos da Embrapa, que está sendo instalado no bairro da Pescaria.

Segundo Paulão, a obra está com cerca de 85% da parte de engenharia executada e aguarda a instalação de equipamentos e laboratórios. Por isso, a visita deverá ocorrer em formato simbólico, semelhante a uma pré-inauguração ou lançamento institucional.

O deputado ressalta que a unidade da Embrapa em Alagoas, a última criada durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, terá papel estratégico, especialmente no fortalecimento da agricultura familiar. O centro contará com um corpo técnico qualificado, formado por professores e pesquisadores com titulação de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A nova unidade terá laboratórios voltados à tecnologia de alimentos, etnoconhecimento e conservação da sociobiodiversidade, além de funcionar como um hub de pesquisa compartilhada, com espaços destinados à capacitação de produtores, agentes das cadeias agroalimentares e do turismo rural.

Durante a visita, o presidente também deve participar da entrega de equipamentos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de emendas parlamentares, além de ações com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“Pela manhã, a agenda será mais técnica e restrita. Já no período da tarde, Lula participa de um evento aberto ao público, com palanque e presença popular, para a entrega de mais de mil unidades habitacionais em Maceió, ao lado do prefeito JHC”, informou Paulão.

MINHA CASA

Lula participará de um ato nacional do programa Minha Casa, Minha Vida, que celebra a marca de 2 milhões de unidades habitacionais entregues em todo o País.

Em Maceió, o evento está marcado para as 15h, no Residencial Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, Av. Dr. Jorge Montenegro Barros, no bairro da Santa Amélia.

O compromisso habitacional contará com a recepção do prefeito JHC, já que as ações fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o governo federal.

Desde o início da atual gestão municipal, mais de 5,4 mil moradias foram entregues na capital, incluindo empreendimentos como Alamedas, Vale Bentes II, Oiticica I e II, além do Parque da Lagoa. Esse últmo reúne mais de 1,7 mil apartamentos, que beneficiam famílias oriundas de comunidades tradicionais da região, como Mundaú, Sururu, Peixe e Muvuca, oferecendo moradias com 46 metros quadrados, dois quartos, sala, banheiro e infraestrutura urbana completa.

A Prefeitura de Maceió projeta, para este ano, a entrega de mais 1.337 unidades habitacionais, incluindo novas etapas dos conjuntos Pedro Teixeira I e II, Diana Simon e a ampliação do Parque da Lagoa.

Antes da entrega das moradias, o Presidente também deve oficializar a entrega de ambulâncias e unidades móveis odontológicas. O local dessa solenidade ainda não foi definido, mas há a possibilidade de ocorrer próximo ao conjunto habitacional.

Relacionadas