loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 24/07/2026 | Ano | Nº 6274
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Caderno B

EM JARAGUÁ

Mostra aborda entidades de religiões de matriz africana com sensibilidade

Exposição fotográfica ‘Encruzilhada’ é gratuita e segue no Misa até o próximo dia 30 de janeiro

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Mostra aborda entidades de religiões de matriz africana com sensibilidade
| Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), no bairro do Jaraguá, em Maceió, está recebendo, até o próximo dia 30 de janeiro, a exposição “Encruzilhada – Um encontro com o povo da rua”, da fotógrafa Carolina Thalassa, com curadoria de Dayane Fidelis.

A exposição propõe um mergulho sensível e respeitoso no universo de Exú, Pombagira e Mestres da Jurema, entidades fundamentais das religiões de matriz africana, frequentemente cercadas por estigmas e preconceitos. Por meio da fotografia, “Encruzilhada” revela essas figuras como forças de movimento, transformação e equilíbrio, guardiãs dos caminhos e dos encontros entre o mundo material e o espiritual.

ROMPENDO ESTIGMAS

Segundo a fotógrafa Carolina Thalassa, o projeto nasce do desejo de romper estigmas e registrar a espiritualidade a partir do respeito e da vivência nos terreiros.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

“Meu objetivo com a exposição é provocar um atravessamento. A encruzilhada simboliza escolhas, encontros e caminhos, e é exatamente isso que essas entidades representam. Fotografar Exú, Pombagira e os Mestres da Jurema é reconhecer a potência espiritual, cultural e ancestral que existe nos terreiros e que resiste ao tempo, apesar do preconceito”, destaca a artista.

Imagem ilustrativa da imagem Mostra aborda entidades de religiões de matriz africana com sensibilidade
| Foto: Divulgação

Com imagens que transitam entre o sagrado e o profano, a exposição convida o público a refletir sobre ancestralidade, identidade, memória coletiva e pertencimento, unindo arte, espiritualidade e território.

A curadoria de Dayane Fidelis contribui para construir uma narrativa visual que valoriza os saberes tradicionais e as expressões contemporâneas das culturas afro-brasileiras.

Para a supervisora do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Jinny Mikaelly, receber a exposição reitera a vocação do Misa para a difusão e preservação cultural. “O Misa se consolida como um lugar de encontro entre memória, arte e diversidade. ‘Encruzilhada’ amplia esse diálogo ao trazer uma temática profunda, necessária e potente, aproximando diferentes públicos e consolidando o museu como um espaço aberto à pluralidade cultural alagoana”, pontua.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Serviço:

Exposição “Encruzilhada – Um encontro com o povo da rua”, de Carolina Thalassa

Visitação: até 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas, em Jaraguá

Entrada Gratuita

Relacionadas