loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 23/01/2026 | Ano | Nº 6146
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Caderno B

MÚSICA

Maria Bethânia lança samba em que canta a religiosidade do Brasil

Música ‘Vera Cruz’ fez o encerramento do seu show de 60 anos, cuja turnê acabou nesse fim de semana

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maria Bethânia encerra turnê de 60 anos de carreira e lança single
Maria Bethânia encerra turnê de 60 anos de carreira e lança single | Foto: Júlia Pereira/Estadão

Maria Bethânia lançou, na última semana, o single Vera Cruz, pela Biscoito Fino, samba dos compositores Xande de Pilares e Paulo César Feital feito especialmente para a cantora.

A gravação, feita em estúdio, é uma das cinco músicas inéditas que Bethânia apresentou no encerramento da turnê Maria Bethânia - 60 anos de Carreira, finalizada nesse último fim de semana, no Rio de Janeiro.

Vera Cruz é a música com a qual Bethânia terminou o show - e a que virou ponto alto dele. Quando a turnê estreou, em setembro de 2025, o Brasil enfrentava sanções impostas pelo presidente americano, Donald Trump. Por isso, o verso “Chefe de outra pátria não induz quem vai me guiar” ganhou forte conotação política.

RELIGIOSIDADE

O samba Vera Cruz vai além da questão política. Ele fala sobre religiosidade e ancestralidade. Torna-se interessante porque Bethânia, que sempre viveu o sincretismo entre as religiões de matriz africana, sobretudo o candomblé, e o catolicismo, aborda nesta canção entidades muitas vezes vítimas de preconceito, como Zé Pelintra e exus. No final da gravação, Bethânia, além de cantar um trecho de Carcará, diz: “Isso é Brasil, iô-iô”.

Maria Bethânia, que neste ano completa 80 anos, além de gravar a turnê para o lançamento do audiovisual ao vivo, que será lançado em breve, também já pensa em um novo disco de estúdio.

A turnê “Maria Bethânia – 60 Anos de Carreira” foi um sucesso de público e crítica e marcou um novo momento para a artista, pouco tempo após o encerramento da bem-sucedida turnê “Caetano & Bethânia”, que uniu os irmãos nos palcos brasileiros após 46 anos.

INTERNACIONAL

Ainda este ano, a celebração de seus 60 anos de carreira também atravessará o Atlântico.

Maria Bethânia é uma das atrações confirmadas no Coala Festival Portugal, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, em Cascais, ao lado de Lulu Santos e João Gomes.

Relacionadas