loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 21/01/2026 | Ano | Nº 6144
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Caderno B

DESPEDIDA

Velório de Valentino, um dos grandes nomes da moda italiana, começa hoje

Ícone mundial da moda, estilista morreu na segunda-feira; despedidas acontecem em Roma

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Valentino, que gravou seu nome na moda mundial, morreu aos 93 anos
Valentino, que gravou seu nome na moda mundial, morreu aos 93 anos | Foto: Tiziana Fabi/AFP

Morreu aos 93 anos, na segunda-feira (19), Valentino Garavani, um dos maiores nomes da alta costura italiana. A informação foi divulgada pela fundação que administrava com o empresário Giancarlo Giammetti, com quem criou a grife. Detalhes sobre a causa da morte não foram informados.

O velório do estilista está marcado para esta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, na Piazza Mignanelli, na capital italiana. O funeral acontece na sexta (23), na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri.

O estilista vestiu alguns dos maiores ícones fashion da segunda metade do século passado, como Audrey Hepburn, Gisele Bündchen e Naomi Campbell.

O último dos grandes costureiros do século 20, foi um estilista que definiu a imagem da realeza em uma era republicana para todo tipo de princesas — coroadas, depostas, de Hollywood e da sociedade.

Apelidado de "o último imperador" em um documentário de mesmo nome lançado em 2008 e "o Sheik do chique" por John Fairchild, ex-editor da Women's Wear Daily, Garavani fundou sua empresa homônima em 1959. Durante o meio século seguinte, ele não apenas vestiu um mundo de nobres, mas tornou-se igual a eles, com seus próprios palácios, corte itinerante e tom característico de vermelho.

No processo, ele — e seu sócio e associado mais próximo, Giancarlo Giammetti — também garantiram à moda italiana um lugar no círculo íntimo dos ateliês de alta-costura parisienses, abrindo caminho para marcas italianas que vieram depois, como Armani e Versace, construíram uma fortuna em licenças e se tornaram a primeira marca de estilista cotada na bolsa de valores de Milão.

A Mayhoola for Investments, um fundo catari, comprou a empresa Valentino em 2012. Até seus últimos anos, quando parou de aparecer em público, o criador da marca continuou a comparecer aos seus desfiles de alta-costura e prêt-à-porter, sorrindo majestosamente da primeira fila.

"Espero ser lembrado como um homem que buscou a beleza onde quer que pudesse", disse Valentino Garavani à The New Yorker.

Relacionadas