SOLIDARIEDADE
Estado registra mais de 630 pessoas na fila por transplante de órgãos
Do total de pacientes que esperam por doações, 598 aguardam por córneas

A Central de Transplantes de Alagoas tem 635 pessoas na fila para receber doações de órgãos. Na quarta-feira (21), o Hospital Geral do Estado (HGE) realizou a primeira captação do ano: um doador beneficiou cinco pessoas.
Do total de pacientes que esperam por transplantes, 598 aguardam por córneas, 26 por um rim e 11 por um fígado.
O procedimento de quarta-feira resultou na doação de dois rins, duas córneas e um fígado. A doadora tinha 46 anos e teve morte encefálica após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Segundo o HGE, a doação só foi possível por causa da autorização da família.
A morte encefálica é a perda completa e irreversível das funções do cérebro e do tronco encefálico. O diagnóstico depende de avaliações clínicas rigorosas realizadas por médicos diferentes, em intervalos determinados. Exames complementares também são essenciais, pois confirmam a ausência de atividade cerebral. Somente após esse processo e com a autorização da família é que a captação de órgãos é realizada.
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, alertou para a necessidade de conversar com parentes sobre o desejo de ser doador.
“Cada autorização representa a chance real de devolver qualidade de vida e, muitas vezes, a própria vida de quem espera”, afirmou.
