OPORTUNIDADE
Centro de Belas Artes abre matrícula para cursos gratuitos em 2026
Inscrições começam nesta terça-feira e seguem até o dia 20 de fevereiro, exclusivamente pelo site


O Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) abre, nesta terça-feira (3), o período de matrículas para os cursos gratuitos anuais de 2026. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site cuca.al.gov.br até o dia 20 de fevereiro. Ao todo, são dezenas de turmas, atendendo públicos de diferentes idades e níveis de experiência.
Administrado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Cenarte é um dos principais espaços de formação artística do estado, reunindo cursos regulares que dialogam com diferentes gerações e trajetórias.
A programação inclui cursos tradicionais da instituição, como Teoria Musical, Canto, Violino, Violão, Cavaquinho, Pandeiro, Flauta Doce e Instrumentos de Sopro, além de formações em Desenho, Ballet, Jazz, Teatro Infantil, Expressão Corporal e disciplinas teóricas como História da Arte Ocidental e História da Arte no Brasil.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o Centro segue sendo um espaço onde muitas histórias começam.
“Quando a gente abre uma nova etapa de matrículas, abre também portas para sonhos que às vezes estavam guardados”, afirma.
A coordenadora do Centro de Belas Artes de Alagoas, Ziza Vilhena, destaca o perfil diverso do público atendido.
“Tem aluno que chega ainda criança, cheio de curiosidade, e anos depois está no palco com segurança. Também tem quem procure o Centro na fase adulta, para retomar um desejo antigo. Nosso trabalho é cuidar de cada etapa desse processo, com professores atentos e um ambiente acolhedor”, pontua.
As turmas são organizadas por faixa etária e nível, com opções para iniciantes e alunos veteranos. Crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos podem participar, conforme o curso escolhido.
As aulas começam no dia 2 de março e acontecem temporariamente no Complexo Cultural Teatro Deodoro (Ballet) e no Museu da Imagem e do Som de Alagoas.
