loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 07/02/2026 | Ano | Nº 6157
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

TECNOLOGIA

Brasileiros criam IA que identifica sinais de depressão por meio da voz

Proposta é que tecnologia seja uma ferramenta de triagem e apoio ao acompanhamento dos pacientes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Estudo testa o uso de IA para identificar sinais de depressão
Estudo testa o uso de IA para identificar sinais de depressão | Foto: Getty Images

Ferramentas de inteligência artificial (IA) treinadas por pesquisadores brasileiros conseguiram identificar sinais de depressão a partir da voz dos pacientes, sem analisar o conteúdo das falas. A tecnologia avalia só características acústicas, como o ritmo, a entonação e a intensidade da voz.

O estudo, publicado na revista científica PLOS Mental Health, usou áudios enviados pelo WhatsApp com respostas a perguntas bem simples, como relatar atividades da semana ou contar de um a dez.

A pesquisa foi conduzida pelo psiquiatra Ricardo Uchida, professor da Faculdade Santa Casa de São Paulo e principal autor do estudo.

Em vez de analisar o que a pessoa dizia, que era o esperado, os sistemas observaram como a pessoa falava, dando ênfase ao ritmo, entonação, intensidade e variações do som.

Essas características da fala costumam mudar quando o estado emocional muda. Em quadros depressivos, a voz tende a ficar mais lenta e monótona. O treinamento dos modelos foi feito com áudios de 160 pessoas.

Desse total, 78 tinham o diagnóstico de depressão e 82 não apresentavam o transtorno. Em testes com falas do cotidiano, a tecnologia identificou os padrões com taxa de acerto de até 91,9% entre mulheres e cerca de 78,3% entre homens.

Ferramenta de apoio Mesmo que os resultados do estudo tenham sido promissores, eles ainda não são suficientes para o uso clínico direto. O número de participantes e a diferença de desempenho entre os homens e as mulheres indicam que a ferramenta ainda precisa de mais testes antes de ser aplicada.

A proposta é que a IA seja uma ferramenta de triagem e apoio ao acompanhamento dos pacientes com depressão.

Relacionadas