loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 07/02/2026 | Ano | Nº 6157
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

LEVE E NATURAL

Verão 2026 pede maquiagem leve, resistente e com viço natural

Maquiadoras e dermatologistas revelam segredos para beleza duradoura mesmo em altas temperaturas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Verão 2026 pede maquiagem leve, resistente e com viço natural
| Foto: Divulgação

Sol, calor e carnaval. Neste verão, as tendências de maquiagens precisam conversar com o clima para um melhor resultado. Para a maquiagem durar, é necessário caprichar nos cuidados extras desde a preparação da pele até as escolhas de produtos. Fugindo de exageros, a bola da vez agora é priorizar a beleza natural e a pele saudável.

A maquiadora Isa De Luca (@isdeluca) explica que não é uma maquiagem “sem maquiagem”, e sim uma maquiagem mais planejada e com técnica. Para que fique perfeito tanto nas fotos do feed quanto pessoalmente, é preciso estratégias e usar produtos que funcionem melhor em altas temperaturas e umidade.

Alguns erros prejudicam a durabilidade e a aparência da maquiagem: nem pensar em pular a preparação e usar produtos inadequados para seu tipo de pele ou exagerar na quantidade de produto. É importante conhecer seu tipo de pele e utilizar produtos adequados.

Por exemplo, a pele oleosa precisa de base mate para não derreter, já a pele ressecada, precisa de base hidratante para que a maquiagem não fique com aspecto craquelado. Ela revela que a rotina perfeita de maquiagem rápida e resistente nesse verão precisa ser prática, fresca e funcional.

Imagem ilustrativa da imagem Verão 2026 pede maquiagem leve, resistente e com viço natural
| Foto: Divulgação

Tudo começa na preparação da pele. Limpeza, hidratação leve e um bom protetor solar com cor e toque seco. Os produtos versáteis são ótimos aliados: um corretivo estratégico no lugar da base pesada, blush cremoso que também pode ir nos lábios e olhos, e um gel de sobrancelha. Para finalizar, uma máscara de cílios resistente à água e um pó solto para segurar ao longo do dia.

A influenciadora de beleza Rebecca Ferreira (@_rebecaferreiraa) conta que as dúvidas mais frequentes entres seus seguidores é “como fazer a make durar no calor sem perder o viço?”: “A resposta está na preparação da pele, na escolha de fórmulas leves e na aplicação em camadas finas.

Outra dúvida comum é sobre como controlar a oleosidade sem abrir mão do glow, o segredo está em selar apenas onde precisa, mantendo a luminosidade natural do restante do rosto”. O efeito “beijada pelo sol” e "glow " são as principais tendências do ano, e já é possível perceber nas redes sociais, as celebridades, influencers e musas fashion. Bella Hadid, Zendaya, Olivia Dean, Bruna Marquezine e principalmente a Dua Lipa apostam em um visual minimalista mesmo em grandes eventos e inspiram as apaixonadas por maquiagem.

Imagem ilustrativa da imagem Verão 2026 pede maquiagem leve, resistente e com viço natural
| Foto: Divulgação

“Isso já aparece muito forte tanto nas passarelas quanto no tapete vermelho, principalmente entre as novas cantoras da Gen Z. Vemos peles mais leves, maquiagens mais coloridas voltando de forma sutil e o blush sunkissed, com aquele efeito de pele levemente queimada de sol. Um bom exemplo é a Dua Lipa, que esteve no Brasil no verão e apostou em uma maquiagem com pele fina, translúcida, tons terrosos e blush queimadinho do sol”, observa a especialista.

Para alcançar o efeito luminoso e beleza natural, Rebeca explica que a vez é dos produtos multifuncionais, que unem maquiagem e skincare, mais líquidos e de cobertura leve, como BB creams, hidratação e proteção solar com cor. Os blushes líquidos são aplicados de forma delicada para imitar o rubor natural da pele.

Leveza e suavidade são as palavras-chave para acertar na hora da make. Produtos pesados são os vilões no calor, comprometendo a durabilidade e o acabamento da maquiagem. Para controlar a oleosidade, o ideal é usar sprays fixadores de boa qualidade, ao invés de exagerar no pó, o que pode tirar o viço da pele.

Imagem ilustrativa da imagem Verão 2026 pede maquiagem leve, resistente e com viço natural
| Foto: Divulgação

Com temperatura média acima de 30 graus, para evitar vermelhidão e inflamação causadas pelo calor, a atenção com a pele é redobrada.

A dermatologista Mariana Freitas explica quais são os principais cuidados com a pele durante o verão. Além da proteção solar potente, é preciso também limpeza adequada para remover a maquiagem, o suor e a poluição. Uma boa rotina de skincare influencia diretamente na resistência da maquiagem, melhorando a aderência, a uniformidade e a durabilidade dos produtos.

Para remover produtos à prova d'água sem agredir a pele, a Dermatologista explica que a rotina de limpeza ideal tem duas etapas, o “double cleasing”: “Usamos inicialmente um produto oleoso (“cleasing oil”) para dissolver maquiagem e filtros à prova d’água. E, em seguida, complementamos com um gel ou espuma de limpeza adequado para cada tipo de pele.

Essa estratégia remove os resíduos de forma eficaz sem comprometer a barreira cutânea”. Alguns ativos como a niacinamida, ácido hialurônico em textura leve e pantenol, podem ser interessantes por ajudarem no controle da oleosidade, reduzir inflamação e reforçar a barreira cutânea. A acne, as dermatites e a obstrução dos poros, estão diretamente ligadas ao acúmulo de resíduos, por limpeza inadequada. Por isso, é importante dedicar um tempo extra à limpeza da pele.

Imagem ilustrativa da imagem Verão 2026 pede maquiagem leve, resistente e com viço natural
| Foto: Divulgação

É imprescindível escolher produtos de maquiagem que não prejudiquem a pele, especialmente as acneicas e sensíveis, e optar por produtos dermatologicamente testados, com fórmulas bem toleradas, livres de fragrâncias e ingredientes irritantes. Ela ressalta que a evolução dos cosméticos, com linhas que unem pigmentos a ativos de skincare, como hidratantes, antioxidantes e agentes calmantes, ajudam a melhorar certos casos dermatológicos.

Outra orientação importante é priorizar produtos oil-free e não comedogênicos, que fazem diferença no calor, já que a produção de sebo aumenta naturalmente. “Os produtos oil-free e não comedogênicos reduzem o risco de obstrução dos poros, acne e brilho excessivo, além de oferecerem maior conforto e durabilidade da maquiagem ao longo do dia”, finaliza.

Relacionadas