loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 06/02/2026 | Ano | Nº 6156
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

RECONHECIMENTO

Secretários de Cultura do NE querem o forró como Patrimônio Imaterial

Proposta foi apresentada ao governador Paulo Dantas durante reunião do Consórcio Nordeste

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Forró pode se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco
Forró pode se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O governador Paulo Dantas, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste, garantiu apoio à proposta dos secretários de Cultura dos nove estados nordestinos de candidatar o forró ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Os integrantes da Câmara Temática da Cultura tiveram o encontro com o governador essa semana.

Paulo Dantas sugeriu a elaboração de uma Nota Técnica a ser apresentada aos governadores que estarão presentes na reunião do Consórcio Nordeste com todos os pontos da proposta.

O coordenador da Câmara Temática da Cultura, Pedro Santos, secretário de Cultura da Paraíba, explicou que o grupo tem uma pauta organizada entre uma ação focada no Brasil e outra para a promoção da cultura brasileira no exterior.

"O consórcio Nordeste possui várias ações, e a cultura é uma delas. Nós realizamos um grande festival de forró em Lily, na França, e esse ano a gente pretende levar o forró para a China", anunciou Pedro Santos.

Entre as ações da Câmara Temática da Cultura está a candidatura do forró como Patrimônio da Humanidade. "Os secretários de Cultura buscaram pautar nos seus respectivos estados, e temos diversas ações em parceria, inclusive com a Câmara do Turismo, porque todas essas áreas estão interligadas", observou Pedro.

Para a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, a reunião da Câmara Temática da Cultura é importante para o setor. "Nós sabemos do compromisso do governador com a cultura e as artes. Existem algumas pautas que nós entendemos serem prioritárias para a Câmara Temática de Cultura, entre elas, o fortalecimento do processo que está em andamento de tornar o forró Patrimônio Imaterial da Humanidade", pontuou Melina.

Segundo ela, a reunião da Câmara Temática da Cultura é um momento de intercâmbio, de debates, de diálogo e de rodas de negócios. "A economia criativa é uma indústria que gera emprego, renda e que, acima de tudo, representa a identidade do povo nordestino. Então, é um outro tema que nós entendemos como prioridade para esse primeiro momento", destacou Melina.

Relacionadas