loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 24/07/2026 | Ano | Nº 6274
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Caderno B

MACEIÓ

Exposição reúne artesãs e mestras da cultura popular na Galeria Massayó

Mostra apresenta trajetórias de mulheres alagoanas ligadas ao barro, à renda, ao bordado e ao filé

Ouvir
Compartilhar
Peças em renda de bilro de Dona Zuza fazem parte da exposição
Peças em renda de bilro de Dona Zuza fazem parte da exposição | Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

As portas da Galeria Massayó abriram na manhã dessa terça-feira (24) para uma mostra que parte de nomes, técnicas e percursos já conhecidos em diferentes regiões de Alagoas. Até o dia 13 de abril, o espaço recebe a exposição Na Nossa Terra Tem Estrelas, dedicada a mulheres que atuam na preservação e na continuidade de práticas ligadas ao artesanato e à cultura popular.

Realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a exposição reúne obras e trajetórias ligadas a saberes que atravessam gerações. A proposta coloca lado a lado expressões como pintura, escultura em barro, filé, renda de bilro, bordado e trabalhos com palha, aproximando o público de produções que seguem em circulação no estado.

Entre as artistas presentes estão Tânia de Maia Pedrosa, com suas pinturas; Sil da Capela e Adriana da Capela, com esculturas em barro; e Dona Nete, reconhecida como mestra do filé e patrimônio vivo de Alagoas. A mostra também inclui Teca Rendeira, Dona Zuza, de São Sebastião, com a renda de bilro, e Vânia Oliveira, igualmente reconhecida como patrimônio vivo.

Outros percursos femininos ligados ao fazer artesanal também compõem a exposição. Estão reunidos o trabalho de Lu Mimos de Peró, à frente do grupo de bordadeiras de Capela; Vera Lúcia, de Feliz Deserto, que desenvolve peças com palha de taboa; e o coletivo Borda Azul, de Riacho Doce, em Maceió, que atua com o bordado em uma frente que articula expressão cultural, geração de renda e autonomia feminina.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

A mostra dialoga com o mês dedicado às mulheres e com o Dia do Artesão, celebrado no último dia 19. A visitação é gratuita e vai até 13 de abril, das 9h às 13h, na Galeria Massayó, na Praça Euclides Malta, antiga Praça do Cine Rex, na Pajuçara.

Relacionadas