OSCAR 2027
‘Feito Pipa’ é selecionado como representante do Brasil no Oscar 2027
Filme tentará vaga na disputa de melhor filme internacional; longa retrata menino que teme a homofobia do próprio pai
“Feito Pipa” foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2027, anunciou ontem (16) a Academia Brasileira de Cinema. O longa, vencedor do prêmio de melhor direção no último Festival de Gramado, tentará uma vaga na competição de melhor filme internacional.
Com Lázaro Ramos, o filme do cearense Allan Deberton retrata a relação entre Gugu e sua avó Dilma, uma senhora que enfrenta o Alzheimer. O menino faz de tudo para esconder o quadro de saúde da avó, já que tem medo de ser obrigado a viver com o pai homofóbico.
No Festival de Berlim, onde teve sua estreia mundial, o longa venceu o Urso de Cristal —prêmio concedido pelo público jovem— e o grande prêmio do júri da mostra paralela Generation Kplus.
O longa havia sido pré-selecionado pela Academia Brasileira junto de “Nosso Segredo”, “Vicentina Pede Desculpas”, “100 Dias”, “A Natureza das Coisas Invisíveis” e “A Fabulosa Máquina do Tempo”, outros filmes nacionais que, recentemente, estiveram em festivais internacionais e foram premiados no Brasil.
Péssimas condições no Estádio Moises Lucarelli - 18/09/2026
Semifinais definidas - 18/09/2026
Crystopher novamente nos holofotes - 18/09/2026
Violência doméstica termina com prisão na capital
Operação Eclipse: suspeito morre em confronto
“Feito Pipa” estreia nos cinemas brasileiros em 5 de novembro.