Espa�o do Cepa e usado para divulgar escola particular
Um outdoor bem posicionado dentro das dependências do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol e considerado o maior complexo de escolas públicas da América Latina, tem chamado a atenção das pessoas para o inusitado: a prop
Por | Edição do dia 17/11/2002 - Matéria atualizada em 17/11/2002 às 00h00
Um outdoor bem posicionado dentro das dependências do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol e considerado o maior complexo de escolas públicas da América Latina, tem chamado a atenção das pessoas para o inusitado: a propaganda visa estimular pais e alunos para a matrícula numa escola particular, o Colégio Cristo Rei. Num período em que o governo do Estado tem dito estar empenhado e feito investimentos substanciais na melhoria da escola pública, o anúncio está sendo considerado um absurdo. Eu não tiraria meu filho de uma escola pública por causa desse anúncio. Mas toda vez que olho para ele tenho a certeza de que está no lugar errado. Parece uma mensagem do Cepa, um centro de educação do Estado, sugerindo a você matricular seu filho numa escola particular, sem querer desmerecer o colégio, diz o comerciante Antonio Moraes, que tem um filho matriculado no Colégio Moreira e Silva. A professora Marinete Souza também acha que a propaganda destoa do local. Nesse espaço deveria ter um outdoor dizendo: Temos escola pública de qualidade, sugere. Na verdade, a diretoria do Cepa não tem nada a ver com o anúncio, isso é claro. O outdoor foi colocado no local graças a um contrato anual de aluguel do espaço à empresa Lux de publicidade e propaganda. Contrato O contrato é feito por intermédio da diretoria administrativa da Secretaria de Estado da Educação e o dinheiro é revertido em benefício do complexo educacional. Os recursos são utilizados no pagamento do pessoal que trabalha no campo, nos mutirões de limpeza e em serviços de manutenção, explica a diretora administrativa do Cepa, Edna Cristina. Segundo ela, há restrições à utilização do espaço, entre elas, a todo tipo de propaganda que possa induzir jovens e adolescentes a práticas negativas, como propaganda de cigarro ou bebida. Edna não soube informar se há restrições no contrato à propaganda de outras escolas.