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Com�rcio n�o tem lucro nem perdas com P�scoa

As vendas de Páscoa não são representativas para o comércio varejista, segundo informações do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), Wilson Barreto. Ele questionou os dados repassados pela Serasa, indicando ter ocorrido uma queda de 2,1% nas vendas totais em todo o Brasil em relação ao mesmo período do ano passado. ?As vendas não atingiram maiores expectativas, mas acho que ficaram em equilíbrio: não houve alta nem baixa?, revelou Wilson. Para Wilson Barreto, não ocorreu retração de vendas em Maceió, porque os negócios de Páscoa não representam muito para o comércio, ficando restritos ao setor de chocolates. Segundo a Serasa, em vários estados, as promoções de véspera da Páscoa no comércio não foram atrativas a ponto de levar o consumidor a gastar mais ou aproveitar as facilidades de parcelamento oferecidas. Os preços, de acordo com a avaliação da Serasa, foram considerados altos pelos consumidores que ainda arcam com o pagamento de compras realizadas no fim do ano. Outro fator que contribui para essa retração é a queda do poder aquisitivo frente à inflação. Nas vendas a prazo, o consumidor está mais cauteloso, evitando acumular compromissos, sobretudo por causa da proximidade do Dia das Mães, cuja campanha de marketing já foi iniciada pelo varejo. (A . M.)