app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Cidades Cemitérios municipais de Maceió passaram por manutenção para o Dia de Finados

Cemitérios públicos de Maceió devem receber 15 mil pessoas neste sábado

Nos campos-santos privados, expectativa é que visitantes passem de 40 mil no Dia de Finados

Por Fábio Costa | Edição do dia 02/11/2019 - Matéria atualizada em 02/11/2019 às 06h00

/Cemitérios municipais de Maceió passaram por manutenção para o Dia de Finados

O Dia de Finados, neste sábado (2 de novembro), deve levar milhares de visitantes aos cemitérios públicos e particulares de Alagoas. Religiosamente, familiares de entes queridos que já se foram reservam a data para fazer preces e refletir sobre o sentido da vida. Em Maceió, a expectativa é de cerca de 15 mil pessoas deem uma passada nos oito campos-santos administrados pela prefeitura. Nos privados, a estimativa de público é ainda maior (passa de 40 mil na capital). Estão previstas celebrações católicas no Cemitério Nossa Senhora da Piedade (Prado) às 08h, às 13h30 e às 16h30; no Cemitério São Luís (Santa Amélia), às 6h30 e às 16h30; no Cemitério Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá), às 08h; no Cemitério Nossa Senhora do Ó (Ipioca), às 7h; e no Cemitério São José (Trapiche da Barra), às 7h30, às 09h30, às 11h30, às 14h e às 16h. Todos esses espaços, geridos pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), passaram por uma manutenção nas capelas e áreas administrativas, com instalação de novas placas de identificação, além de pintura de meio fio e reparos na infraestrutura. Enquanto o público faz a visitação, ambulantes previamente cadastrados pela prefeitura estarão liberados para vender produtos relativos à data religiosa no lado de fora dos cemitérios, como velas e flores. Fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vão monitorar o trabalho dos vendedores. Equipes da prefeitura, com apoio do Ministério Público do Estado, do Ministério Público do Trabalho e do Poder Judiciário, vão atuar para coibir eventuais tentativas de exploração do trabalho infantil. Equipes estarão de plantão neste sábado para identificar se há crianças e adolescentes em situação de trabalho dentro dos cemitérios e também no entorno. Se identificado, o caso será encaminhada ao Conselho Tutelar.

SEM SUPERLOTAÇÃO

A prefeitura garantiu que os cemitérios públicos da capital não enfrentam mais situação de superlotação. Informou que os sepultamentos seguem normalmente nos oito campos santos públicos e não há falta de vagas. Uma das ideias em discussão seria a construção de crematório público, mas o município revelou que não faz parte do planejamento essa obra. A alegação é de que o serviço demanda alto custo para execução e manutenção. Outro problema bastante repercutido anos anteriores era a falta de vagas em ossários, gerando conflitos com familiares dos sepultados. A Sedet informou que os cemitérios públicos dispõem, hoje, de 500 ossários já construídos e outros 100 em construção, a maior parte no cemitério São José e no Cemitério Divina Pastora. Os ossários permitem que haja rotatividade nos cemitérios, uma vez que, ao completar o período de três anos de sepultamento, os restos mortais são exumados e transferidos para as caixas com sua devida identificação. A rotatividade evita a falta de vagas para sepultamentos.

PARQUE DAS FLORES

A programação do Dia de Finados nos quatro cemitérios particulares que integram o Grupo Parque vai durar o fim de semana inteiro, com algumas novidades este ano. No Campo Santo Parque das Flores, em Maceió, há estimativa de que cerca de 30 mil pessoas visitem o espaço apenas neste sábado. Durante o dia, no cemitério, estão previstas apresentações culturais, missas pela manhã e à tarde com o padre Francisco Teixeira, e a palestra espírita “...eles vivem”, ministrada por Vitor José. Domingo também vai ter celebração católica a partir das 10h. A rotina no Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes, vai contar com apresentação das cantoras Ana Costa, Manu Santana e grupo Paes, além de missa com os padres Ramires e Manoel Alves, tanto no horário da manhã como à tarde. Da mesma forma, o domingo terá celebração religiosa. Por lá, cerca de 10 mil visitantes são esperados no Dia da Saudade. O cemitério Previda, em Arapiraca, vai abrir à visitação pública a partir das 6h neste sábado. Em seguida, o público interessado poderá assistir a uma palestra espírita ou participar da missa com o padre José Neto. À tarde, a programação envolve show com o cantor Eribério, celebração católica e uma procissão interna com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Por lá, um público de 4 mil pessoas é estimado. Já cerca de 2,5 mil visitantes devem ir ao Campo Santo Parque do Agreste, em Palmeira dos Índios. No espaço, o Dia de Finados será lembrado com Terço e Louvor, com o grupo ‘Homens do Terço’, missa e outra celebração.

Mais matérias
desta edição