app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades Gabaritos oficiais do Enem e cadernos de questões serão divulgados nesta quarta-feira

Alagoas: mais de 22 mil estudantes faltaram à segunda etapa do Enem

Em todo o Brasil, índice de abstenção ficou em 27,91%, o menor registrado em todas as edições do exame

Por tatianne lopes | Edição do dia 12/11/2019 - Matéria atualizada em 12/11/2019 às 06h00

Dos 89.826 estudantes alagoanos inscritos no Enem 2019, 22.276 faltaram às provas da segunda etapa, realizada no domingo, o que corresponde a 24,8%. O último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou 22.276 candidatos ausentes em Alagoas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na primeira etapa, realizada no dia 3, o percentual de faltosos em Alagoas atingiu 21,3%. Em todo o País, cerca de 3,7 milhões de estudantes, do total de 5,1 milhões de candidatos inscritos, fizeram as provas do último domingo. Aqueles que faltaram ao exame correspondem a 27,19% do total. “Tivemos a menor abstenção de todos os tempos, tanto no primeiro dia, quanto hoje”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A porcentagem de abstenção no segundo dia superou a menor taxa até então, que era a de 2015, quando 27,33% dos candidatos inscritos não compareceram ao exame. A taxa do primeiro dia, que foi 23,1% superou a de 2018, até então a mais baixa, que foi de 24,76%. A contagem é feita desde 2009, quando o exame foi reformulado para selecionar estudantes para universidades brasileiras. “Tivemos, acho que agora dá para afirmar, o melhor Enem de todos os tempos, tanto em execução, operação, logística, como também em termos de formulação”, disse Weintraub.

ELIMINAÇÕES

No total, foram eliminados, no Enem, 747 participantes, sendo 371 candidatos no segundo dia de exame e 376 pessoas no primeiro dia. Esses participantes descumpriram as regras do exame. Neste ano, as regras de segurança ficaram mais rígidas. Participantes cujos celulares ou quaisquer outros objetos eletrônicos emitissem som foram eliminados, mesmo que esses aparelhos estivessem dentro do envelope porta-objetos que é entregue a cada participante e fica lacrado durante a aplicação.

PRÓXIMAS DATAS

Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira (13). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões. No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020. O estudante que se sentiu prejudicado no Enem poderá informar o Inep, pela Página do Participante, entre os dias 11 e 18. Cada caso será analisado e o participante poderá ter direito a fazer a prova novamente.

Mais matérias
desta edição