app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Cidades Grupos de folguedo saíram da Praça Gogó da Ema e foram até a Praça Multieventos nesse domingo

Abertura do Natal dos Folguedos reúne 101 grupos

A abertura 3ª edição do Natal dos Folguedos deu as boas-vindas oficias à temporada natalina na capital alagoana nesse domingo (24), emocionando quem estava na orla marítima. Iniciando as festividades com o acendimento das luzes natalinas na parte baixa de

Por william makaisy | Edição do dia 26/11/2019 - Matéria atualizada em 26/11/2019 às 06h00

/Grupos de folguedo saíram da Praça Gogó da Ema e foram até a Praça Multieventos nesse domingo
/Natal dos Folguedos: Cortejo cultural. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
/Natal dos Folguedos: Cortejo cultural. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
/Natal dos Folguedos: Cortejo cultural. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
/Natal dos Folguedos: Cortejo cultural. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
/Natal dos Folguedos: Cortejo cultural. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió
/Natal dos Folguedos: Cortejo cultural. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

A abertura 3ª edição do Natal dos Folguedos deu as boas-vindas oficias à temporada natalina na capital alagoana nesse domingo (24), emocionando quem estava na orla marítima. Iniciando as festividades com o acendimento das luzes natalinas na parte baixa de Maceió, 3 mil participantes de 101 grupos da Cultura Popular desfilaram em cortejo da Praça Gogó da Ema até a Praça Multieventos, localizada no bairro da Pajuçara.

Até chegar à Praça Multieventos, o cortejo passou pela orla com vários tipos de manifestações culturais. Pastoril, Guerreiro, banda de pífano, quadrilha junina e até um forró pé de serra animou quem estava por perto. Vários tipos de crenças fizeram parte, mas uma mensagem em comum ficou marcada: de que o Natal precisa ser de luz e harmonia. A alegria contagiante de quem fazia acontecer o cortejo somada ao amor pela cultura local contagiou os turistas que vieram passar as férias na cidade, a exemplo de Graciela Siqueira, natural Brasília. A brasiliense veio passar uns dias de férias em Maceió e veio prestigiar as apresentações festivas em primeira mão. Com o seu celular, a viajante registrou cada momento. “É muito diversificado e estou encantada com tudo isso aqui, porque nunca tinha visto, aliás, eu nem conhecida Maceió. Já postei em todas as redes sociais”, disse a servidora pública. “Quero aproveitar a cidade ao máximo, recomendarei para todo mundo e voltarei outras vezes com certeza”, garantiu. Outra que ficou emocionada foi Teresinha de Jesus, moradora do bairro do Farol. A aposentada lembra que mais que um resgate cultural, o ato vivenciou a própria cultura: “É um momento muito especial e emocionante o resgate da cultura daqui em Alagoas. Estamos todos de parabéns por esse movimento que hoje temos o prazer de ver. Sou alagoana de coração e vejo isso com grande admiração e prazer”. A alegria estava estampada no rosto de quem estava no meio do cortejo. Rose Mendonça é uma das fundadoras do Maracatu Baque Alagoano e comemorou a participação. “Isso é muito gratificante, pois é uma resposta ao nosso trabalho. A gente vem trabalhando há 12 anos , tentando resgatar o maracatu no estado, e participar de um momento especial e festivo é uma honra. O evento só fortalece a cultura popular e os inúmeros folguedos”, destacou Rose. O Natal dos Folguedos é um evento promovido pela Prefeitura de Maceió com o auxilio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que lançou o edital de credenciamento destinado à programação cultural e selecionou grupos da Cultura Popular, corais, bandas e artistas solo alagoanos, que vão animar também aos fins de semana até 22 de dezembro.

*Com Informações da Secom Maceió * Sob supervisão da editoria de Cidades.

Mais matérias
desta edição