Pinheiro e Mutange
Braskem inicia atendimentos na Central do Morador
Expectativa é que mais de 400 imóveis sejam atendidos e que mais de 1.500 pessoas passem pelo local

BRASKEM INICIA ATENDIMENTOS NA CENTRAL DO MORADOR
Expectativa é que mais de 400 imóveis sejam atendidos e que mais de 1.500 pessoas passem pelo local
WILLIAM MAKAISY*
ESTAGIÁRIO
A Braskem inicia nesta quarta-feira (18) o atendimento aos moradores da área de resguardo na Central do Morador, que funcionará no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, em Maceió. Na central, os moradores no entorno da área de desocupação terão acesso aos serviços e orientações sobre os processos de realocação e desocupação de imóveis, além de, claro, a compensação financeira. De acordo com a responsável por fazer o contato com a comunidade, Elaine Barbosa, a expectativa é de que mais de 400 imóveis sejam atendidos e de que mais de 1.500 pessoas passem pelo local. A Central do Morador contará com 38 salas para auxiliar no atendimento individual, onde as famílias poderão saber os critérios e detalhes dos processos de realocação e de compensação financeira. Assistentes, psicólogos e técnicos sociais darão orientações sobre a realocação e especialistas em facilitação e mediação vão tratar do que tange às indenizações. “Aqui as famílias terão atendimentos com assistentes técnicos sociais, psicólogos, atendimento bancário, e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) estará presente também. Todos buscando um contato com as famílias, no sentido de avançar dentro deste programa de compensação financeira e realocação”, contou Elaine Barbosa. A compensação financeira, uma das preocupações de que vive nas áreas de risco, será um dos assuntos mais focados. “O valor que será pago depende do imóvel; é bom reforçar essa parte. O que podemos adiantar de imediato é que tudo que vai ser considerado é anterior ao ano de 2018, para que seja justo com todos e realmente avalie quanto o imóvel vale, porque estamos cientes de que alguns se depreciaram por conta do problema que estão vivendo”, disse a responsável pelo contato com a comunidade.
TRANSPORTE
A Braskem estará disponibilizando transporte para que os moradores possam ir até a central. “Contaremos, sim, com transporte gratuito para que eles possam vir até o Trapiche. Começam a sair vans às 7h30 da manhã, em três pontos, sendo eles a Associação dos Moradores do Bebedouro, o Posto de Atendimento e Informação instalado no Pinheiro e o estacionamento da Casa de Repouso Ulisses Pernambucano, no Mutange. A cada meia hora estarão circulando essas vans para facilitar a locomoção dos moradores até a Central”, explicou Elaine Santana.
AGENDAMENTO
Para agendar a primeira reunião na Central, os moradores já terão recebido em suas residências visitas dos técnicos sociais, para identificação do imóvel e para a pesquisa familiar. Para garantir o atendimento no dia, a responsável por manter o contato com a comunidade conta que é importante que as pessoas que pretendem ir façam o agendamento antes. “O agendamento é a garantia de que eles serão atendidos no dia. Fazer o agendamento por meio do telefone 0800-006-3029, ou em um posto de Atendimento e Informação, garante isso. Caso a pessoa venha sem o agendamento, ela pode ser atendida ou não, depende de como vai estar o movimento no dia, e considerando quantas pessoas iremos receber, ele vai ser grande, então é bom se precaver”, contou Elaine Santana.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.