Cidades
Terceiro Setor debate a capta��o de recursos

A Captação de Recursos no Terceiro Setor foi o tema da palestra de encerramento do II Congresso Alagoano que discutiu as perspectivas e tendências da política social desenvolvida pelas empresas. O evento reuniu durante três dias, no Hotel Meliá, representantes do Ministério Público, entidades filantrópicas e de conselhos de assistência social. Em sua palestra, a gerente de Projetos do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Universitário (IBDU), Aneliese Maria Martins, defendeu a necessidade de se ter a informação por parte das entidades para tentar buscar recursos junto às empresas. ?O principal insumo para a captação de recursos é a informação?, disse, lembrando também da necessidade de as entidades estabelecerem objetivos e metas para a definição da quantidade de recursos que precisam para desenvolverem seus projetos sociais. Segundo a gerente de projetos do IBTU, é preciso que as entidades trabalhem primeiro a sua imagem antes de sair à procura de recursos. ?A imagem é o somatório de tudo o que a instituição faz de bom ou ruim?, ressaltou, afirmando que as empresas que apóiam os projetos sociais devem sem tratadas como parceiras. Sobre as estratégias que devem ser desenvolvidas pelas entidades para captar recursos, Aneliese Martins incluiu o marketing e o serviço da mala direta, entre outros. Disse, ainda, que quando o projeto for aceito por determinada empresa, os dirigentes da instituição devem encaminhar regularmente relatórios sobre as atividades desenvolvidas, mesmo que eles não sejam solicitados. ?Mas quando o projeto for recusado, deve-se procurar as razões e tentar revisá-lo para que possa ser reapresentado ao financiador?, comentou.