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Nº 5852
Cidades Aliança Comercial aposta nas promoções de início de ano para aumentar as vendas

VENDAS DE NATAL EM MACEIÓ CRESCEM 12% EM MÉDIA, DIZ ALIANÇA

Consumidores têm comparecido ao comércio neste fim de ano e expectativa de alta para início de ano aumenta, aponta entidade

Por Marcela dos Anjos* | Edição do dia 27/12/2019 - Matéria atualizada em 27/12/2019 às 06h00

As vendas no comércio de Maceió subiram em média 12% nesse Natal em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Aliança Comércio de Maceió, divulgados nesta quinta-feira, 26, para a Gazeta de Alagoas. Para o presidente da entidade, Guido Santos Júnior, a expectativa maior ficará para as promoções de início de ano. Segundo ele, o crescimento registrado neste Natal foi visto principalmente no setor de vestuário, enquanto as vendas de eletrodomésticos tiveram pouco destaque. “As vendas foram impulsionadas principalmente pela promoção Natal Premiado, que é realizada há pelo menos 5 anos, e a cada edição oferece uma maior quantidade de prêmios para os participantes por contar com o apoio de diversas empresas e a adesão da população, disse Guido Júnior. Ele informou também que o início de 2020 deve contar com novas promoções para incentivar o consumidor. Nos poucos dias que ainda restam para compras, o presidente da Aliança Comercial reforça que durante o último domingo (29) do ano o comércio estará fechado e, por isso, os consumidores que pretendem finalizar as compras “devem estar atentos às datas”.

SHOPPINGS

Em todo o País, as vendas de Natal em shoppings tiveram crescimento nominal de 9,5% neste ano, segundo levantamento da Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping) com 400 empresas que representam 30 mil pontos de venda. É o melhor resultado desde 2014. As informações são da Folhapress. As categorias de roupas, brinquedos e cosméticos lideraram as compras durante o período natalino, de acordo com a associação. O resultado superou as expectativas da entidade, que projetava 6,5% de alta.

No ano, o faturamento do setor do varejo em shopping registrou alta de 7,5%, com receita de R$ 168,2 bilhões. A pesquisa, feita pela associação e pelo Ibope, levou em conta dados dos 762 centros comerciais do país. A projeção de crescimento era de 5%.

A pesquisa também verificou o resultado das vendas via comércio eletrônico, que cresceram 15% em 2019 até 20 de dezembro. O faturamento do ecommerce, segundo a Alshop, chegou a R$ 61,2 bilhões no ano, sendo que cerca de R$ 11 bilhões foram movimentados nas vendas de Natal. “Esperamos ter de 26 de dezembro a 31 de dezembro um movimento bom também, é histórico. As pessoas que receberam presentes farão troca. Na parte de vestuário, muita roupa branca sai devido ao Réveillon”, disse Nabil Sahyoun, presidente da associação. Para ele, o pagamento do 13º salário, a liberação do PIS-Pasep e do FGTS e a queda na taxa de juros e do desemprego contribuíram para a alta do setor. “O pagamento do 13º teve uma injeção de R$ 214,6 bilhões na economia, segundo o Dieese, a taxa de juros é a menor desde 1999 e a inflação está controlada. São fatores essenciais”, disse. Os empregos temporários no segmento somaram neste ano 103 mil postos de trabalho, 40% a mais que em 2018. Hoje, o setor emprega 1,3 milhão de vagas. “Historicamente, 20% desses postos de trabalho se transformam em permanentes, para expansão de novas lojas ou substituição de mão de obra”, afirmou Sahyoun. Segundo o levantamento encomendado pela Alshop ao Ibope, 12 centros comerciais foram inaugurados em 2019. Desses, nove estão em cidades do interior e cinco deles na região Sudeste. “A tendência é de interiorização, dado que as principais capitais estão saturadas. Hoje, 55% dos shoppings estão em cidades do interior”, afirmou Luís Augusto da Silva, diretor da Alshop.

* Sob supervisão da editoria de Economia

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