Multidão lota a orla para comemorar chegada de 2020
Show pirotécnico sincronizado com música teve mais de 15 minutos de duração e 18 tipos de fogos de artifício; chuva não ofuscou a festa
Por Rayssa Cavalcante e Luan OIiveira | Edição do dia 01/01/2020 - Matéria atualizada em 02/01/2020 às 09h04
Além da iluminação vinda da decoração na orla, milhares de maceioenses e turistas realçaram o momento com brilho nos olhos durante a tradicional queima de fogos que marca a chegada de 2020. A forte chuva que molhou Maceió na noite dessa terça-feira (31) não impediu que as pessoas vibrassem o show pirotécnico sincronizado com música por mais de 15 minutos.
Amarelo foi a cor que Vanderlan Júnior, Maricleia de Almeida e a filha escolheram para receber o novo ano. Para a família, que trocou o interior pelo litoral do Estado, a expectativa é de que o futuro traga saúde e paz. “Esse é o segundo ano que estamos aqui, geralmente vamos para o interior, mas estamos vendo muita movimentação, muito turista e uma festa tranquila.”
Comprovando que Maceió é o destino do Brasil mais procurado para o ano novo, segundo uma pesquisa nacional feita pela CVC, o turista Max Feitosa, da cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, desembarcou na capital alagoana com a família no dia 28 de dezembro para aproveitar as comemorações.
“Estamos bastante confiantes que vai ser uma festa bastante bonita. Acreditamos nas pessoas de Maceió para proporcionar e oferecer aos turistas. Estamos gostando muito da cidade, um povo acolhedor, educado, receptivo. A segurança também atendeu as expectativas”, revelou, antes do show pirotécnico.
Já Tatiane Batista, turista de São Paulo, pela primeira passou a virada de ano com a família longe de casa. A capital alagoana foi o lugar escolhido. “Maravilhoso e lindo. A decoração tá linda. Achamos o preço das coisas bom, o atendimento show de bola. A gente ficava mais no Litoral de São Paulo, mas decidimos vir para longe dessa vez. É bem diferente [o réveillon]. Na praia, Maceió já ganha.”
As balsas com os fogos de artifício ficaram espalhadas em quatro pontos: em frente à agência do Banco do Brasil (BB), na Ponta Verde, em frente ao Maceió Mar Hotel, próximo à barraca Pedra Virada e perto do antigo Alagoinhas. Tendo isso em vista, o maceioense André Pereira escolheu o melhor lugar para assistir ao show pela segunda vez.
“Espero ter uma boa visualização daqui, apesar do tempo fechado. as expectativas para a queima de fogos estão boas. A movimentação está tranquila, inclusive o desvio feito também ficou bom”, disse, enquanto esperava a festa de fogos.
Trabalhando durante o Réveillon há 25 anos, o ambulante Cicero Belo contou que as vendas foram melhores em outros anos. “As vendas foram boas, mas não melhor que as do ano passado, por exemplo. A procura caiu. A gente tá passando por uma crise meio complicada. Eu costumo sempre trabalhar no ano novo, vendendo cerveja, água e comidas.”
A vendedora de bebidas Dilma Maria da Silva procou aproveitar a data festiva para faturar e começar o ano bem. “As vendas estão bem, mas a expectativa é de que melhore muito. O problema é que o povo vem para a praia e não fica por muito tempo num local fixo, pois não tem banda ou artistas locais. Mas a orla de Maceió é tudo de bom.”
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) marcou presença na orla da capital alagoana para auxiliar no vai e vem de veículos. Conforme a agente Franca, o tráfego ficou tranquilo se comparado com o padrão dos anos anteriores. “A mensagem foi bem transmitida de onde estaria bloqueado. Tudo fluiu bem.”