Calor
VERÃO CHEGA COM TUDO E EXIGE CUIDADOS COM A PELE
Segundo dermatologista, é preciso ficar atento e seguir recomendações para evitar problemas de pele

Maceió não é conhecida somente por suas belas praias, mas também por seu clima tropical que faz a cidade ser bem quente durante o verão. Com o calor e as altas temperaturas da capital alagoana não se pode brincar e a presença do verão vem trazendo consigo uma maior preocupação para a proteção da pele e o uso do protetor solar. Os dermatologistas alertam que nessa época do ano todo cuidado é pouco.
Tem quem pense que o verão é mil maravilhas, mas é bom ter cuidado para não vacilar quando o assunto são cuidados com a pele. Para a dermatologista Livia Pinheiro, essa é a época em que os cuidados com a pele são mais importantes.
“O protetor solar está em primeiro lugar sempre, e com o fator solar de no mínimo 30, nunca menos que isso. Aplicar o protetor várias vezes ao dia também é muito importante para evitar que o produto saia e acabe por não ser tão efetivo”, aponta.
“Se a pessoa for frequentar a praia ou uma piscina, por exemplo, tem que passar o protetor 40 minutos antes de entrar e reaplicar a cada 40 minutos. Não ficar muito exposta ao sol também. Parece ser óbvio, mas muitas pessoas ignoram. Nos casos em que a pessoa não for a praias ou piscinas, ainda assim precisa passar o protetor solar. Neste caso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda de três em três horas”, continua a especialista.
A quantidade de produto a ser utilizada também é outro ponto importante. “Deve-se lembrar de usar uma colher de chá para o rosto, duas colheres de chá para cada membro inferior, uma para cada braço e duas para o tronco”, explica a dermatologista, que complementa: “O uso de hidratante depois da praia é bom também para ajudar o corpo a se recuperar”.
Livia Pinheiro reforça a importância da ida ao dermatologista pelo menos duas vezes ao ano para fazer uma avaliação de qualquer mancha ou sinal suspeito e que possua algum tipo de coloração diferente. “O ideal é visitar sempre que possível um dermatologista, mas principalmente se a pessoa perceber algum tipo de mancha que não é comum no seu corpo, que tenha alguma coloração diferente e um aspecto de ferida”.
POPULAÇÃO ADERE
AO USO DO PROTETOR
Aline Oliveira, que não dispensa uma boa praia, conta que acima de tudo vem a proteção. “Amo praia, principalmente nessa época do ano; parece que é até mais gostosa. Mas entendo também que preciso me proteger, porque o câncer de pele está aí e não podemos vacilar. Água e protetor solar eu tenho sempre, já ando com eles na minha bolsa para evitar contratempos”, conta.
Alguns não dispensam o uso do bronzeador solar, como é o caso de Mariana Toledo, que diz que pegar um bronzeado no verão é fundamental.
“Eu venho à praia nessa época para pegar um bom bronzeado, mas entendo que também tenho que ficar protegida, então alterno entre o protetor e o bronzeador solar. Bebo muita água de coco também, sei que temos que nos manter hidratados, principalmente quando o calor está tão grande como no verão de Maceió”.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.