loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Cidades

Cidades

AVIÃO TERIA SIDO DERRUBADO POR ACIDENTE

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Voo PS752 caiu pouco depois de decolar do aeroporto de Teerã e matou 176 pessoas
Voo PS752 caiu pouco depois de decolar do aeroporto de Teerã e matou 176 pessoas | Foto: Reuters

O voo PS752, que caiu pouco após decolar em Teerã e matou 176 pessoas, foi derrubado pelo sistema de defesa aérea do Irã de modo acidental, avaliam funcionários dos setores de inteligência dos Estados Unidos, que falaram com a imprensa americana sob condição de anonimato. Os primeiros-ministros do Canadá e do Reino Unido, Justin Trudeau e Boris Johnson, afirmaram o mesmo. O New York Times também divulgou um vídeo que aparentemente mostra um míssil atingindo a aeronave sobre Parand, região próxima ao aeroporto de Teerã onde o avião transmitiu sinais pela última vez. O Irã negou que o avião tenha sido atingido por um míssil. Segundo a TV estatal, o porta-voz do governo, Ali Rabiei, divulgou um comunicado dizendo que a informação de que o país teria acertado a aeronave é parte de uma “guerra psicológica contra o Irã”. “Todos esses países cujos cidadãos estavam a bordo do avião podem enviar representantes e solicitamos que a Boeing envie seus representantes para se juntarem ao processo de investigação da caixa-preta.” Segundo três funcionários ouvidos pela revista americana Newsweek -um membro do Pentágono, outro da Inteligência dos EUA e outro da Inteligência do Iraque-, o avião foi atingido de forma acidental com o uso de um míssil antiaéreo. Outro funcionário, ouvido pela agência Reuters, disse que satélites dos EUA detectaram o lançamento de dois mísseis pouco antes do avião cair.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a queda do avião pode ter sido causada por acidente, mas não citou provas. “Eu tenho minhas suspeitas. Eu não quero falar porque outras pessoas têm suas suspeitas. Alguém pode ter cometido um erro no outro lado.”

Em um pronunciamento ontem o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou ter informação “de múltiplas fontes, incluídos nossos aliados e nossos próprios serviços”, que “indica que o avião foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano”. Em seguida, o premiê britânico, Boris Johnson, divulgou um comunicado em que afirma que há uma série de evidências que levam a essa mesma conclusão. “Há uma série de informações de que o voo foi derrubado por um míssil terra-ar. Isso pode ter sido não intencional”, afirmou. “O Reino Unido continua a pedir a todos os lados uma desescalada das tensões na região.” O ministro das relações exteriores iraniano, Abbas Mousavi, pediu que o Canadá e outros países compartilhem com Teerã as informações que afirmam ter. “Estamos solicitando que o primeiro-ministro canadense e qualquer outro governo que tenha informação sobre o acidente as forneça para o comitê de investigações no Irã”, disse, citado pela agência IRNA. Cinco horas antes da queda da aeronave, o Irã havia disparado mísseis contra bases americanas no Iraque, em resposta a um ataque dos EUA que matou o general Qassim Suleimani, principal autoridade militar iraniana. Entre as vítimas, havia 82 iranianos, 63 canadenses e 11 ucranianos. Segundo o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, os passageiros fariam uma conexão para um voo com destino ao Canadá.

Relacionadas