app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cidades

NAVIO DA MARINHA CHEGA A MACEIÓ E ESTARÁ ABERTO À VISITAÇÃO

Embarcação atua em operação que combate aparecimento de manchas de óleo no litoral brasileiro

Por PÂMELA DE OLIVEIRA, ESTAGIÁRIA | Edição do dia 17/01/2020 - Matéria atualizada em 17/01/2020 às 04h00

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, da Marinha do Brasil (MB), atracou na manhã de ontem (16) no Porto de Maceió. Contando com grande estrutura, o navio estará aberto para visitação da população neste fim de semana.

Com estadia de três dias na capital alagoana e com próxima parada prevista para Salvador, o navio tem grande importância para Marinha Brasileira, por ser Capitânia da esquadra de proteção das águas. O navio está na 3ª fase da Operação Amazônia Azul - Mar Limpo, que acontece simultaneamente com a Operação Aspirantex 2020, esta última atuando na formação de aspirantes em terra e mar.

Já a Operação Amazônia Azul - Mar Limpo atua no reforço e limpeza das águas do Atlântico, no combate ao óleo que tomou conta de diversas regiões do litoral nordestino no segundo semestre do ano de 2019.

Segundo o almirante Gilberto Kerr, responsável pela operação do navio, o Porta-Helicópteros saiu do Rio de Janeiro e tem como ponto final o Porto do Atlântico, em Belém. O almirante reforça, ainda, a importância de promover a aproximação da Marinha Brasileira com a sociedade.

“A presença da Marinha junto à sociedade é de grande valor para que a população perceba a importância da Marinha na preservação das águas nacionais e na defesa e soberania do país e, assim, busque, também, esta aproximação”, disse o almirante.

PORTA-HELICÓPTEROS MULTIPROPÓSITO

O navio conta com capacidade de transportar 1.100 militares e, atualmente, tem uma tripulação de cerca de 800 tripulantes da Marinha. Possui uma moderna sala de controle, liderada por um radar de última geração, com alcance de 250 km em torno da embarcação e que atua no controle de área marítima, tanto na superfície do mar quanto no espaço aéreo.

O comandante Giovani Corrêa conta que o navio dispõe, atualmente, de aeronaves e embarcações para operações da Marinha. Eles estarão disponíveis para que a população possa conhecer durante o passeio dentro do navio. Elogiando a beleza do litoral maceioense, o militar convocou a população a visitar a embarcação.

“Teremos aqui sete aeronaves e quatro embarcações que a população poderá observar durante a visita ao navio. É um excelente programa para toda a família. Convidamos todos a desfrutar do passeio e desta excelente vista que é possível ter daqui do navio”, concluiu o comandante.

O navio PHM Atlântico da Marinha Brasileira estará aberto à visitação pública nestes sábado (18) e domingo (19), das 14h às 17h, no Porto de Maceió.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Mais matérias
desta edição