app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cidades

SENADO RECEBE PROCESSO DE IMPEACHMENT DE TRUMP

Cerimônia marcou o início oficial do julgamento que decidirá se o republicano deve ser afastado do poder

Por G1 | Edição do dia 17/01/2020 - Matéria atualizada em 17/01/2020 às 11h21

O Senado dos Estados Unidos recebeu formalmente ontem (16) as acusações de impeachment contra o presidente Donald Trump. A cerimônia marcou o início oficial do julgamento que decidirá se o republicano deve ser afastado do poder - algo improvável, uma vez que o partido governista detém a maioria dos senadores.

Apesar da abertura oficial, os passos do julgamento só devem começar na próxima terça-feira (21). Por isso, questões centrais, como se testemunhas vão depor ou não, continuam no ar.

Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara de Deputados, que atuará como promotor principal do julgamento, leu no Senado os termos da acusação. O presidente da Suprema Corte de Justiça, John Roberts, prestou juramento para liderar o julgamento.

Em seguida, os 100 senadores prestaram juramento se comprometendo a atuar de maneira imparcial perante Roberts, de 64 anos e nomeado membro da instância máxima da justiça americana pelo ex-presidente George W. Bush.

A cerimônia e a abertura do julgamento ocorreram um dia depois de a Câmara dos Deputados, de maioria democrata, autorizar o envio do processo aos senadores, encaminhando o início do terceiro julgamento de impeachment de um presidente norte-americano.

Seguindo essencialmente os alinhamentos partidários, a Câmara dos Deputados aprovou por 228 a 193 encarregar o Senado de julgar o presidente republicano devido a acusações de abuso de poder por pedir à Ucrânia para investigar o rival político Joe Biden e de obstrução de Congresso por barrar depoimentos e documentos solicitados pelos parlamentares democratas.

TRUMP DEVE FICAR

O Senado deve absolver Trump e mantê-lo no cargo, já que nenhum dos 53 republicanos expressou apoio à sua remoção, uma medida que exigiria uma maioria de dois terços.

Mas o impeachment de Trump na Câmara no mês passado é uma mácula em seu histórico, e o julgamento televisionado no Senado pode lhe criar constrangimento agora que ele busca a reeleição.

O ex-vice-presidente Biden é um dos favoritos da disputa pela indicação democrata para enfrentá-lo na eleição de 3 de novembro. Trump nega irregularidades e qualificou o processo de impeachment como uma farsa.

Mais matérias
desta edição