loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Cidades

Cidades

SARAMPO: CAMPANHA VAI ATÉ 13 DE MARÇO

Vacinação contra o sarampo é destinada ao público de 5 a 19 anos

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 10 de fevereiro de 2020 
Campanha de vacinação contra o sarampo, no II Centro de Saúde, Praça da Maravilha, no bairro do Poço. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz
Maceió, 10 de fevereiro de 2020 Campanha de vacinação contra o sarampo, no II Centro de Saúde, Praça da Maravilha, no bairro do Poço. Alagoas - Brasil. Foto: ©Ailton Cruz -

Começou ontem e segue até o dia 13 de março deste ano a campanha de vacinação contra o sarampo com a intenção de imunizar o público de cinco a 19 anos de idade nos 102 municípios de Alagoas. Quem estiver inserido nesta faixa etária, pode ir a um posto de saúde mais próximo ou nas unidades volantes de acordo com o horário de funcionamento destes locais. As doses já foram distribuídas. O Dia D de vacinação contra o sarampo está agendado para o dia 15 de fevereiro (próximo sábado). A proposta da campanha é interromper a transmissão do vírus da doença, bem como, reduzir internações e evitar óbitos. E o alerta tem um motivo importante. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após 20 anos sem o registro de casos confirmados de sarampo, Alagoas voltou a notificar a doença em 2019. De acordo com o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), foram confirmados 28 casos aqui e, conforme avaliação do órgão de saúde estadual, as notificações somente aconteceram em decorrência do surto que ocorreu em todo o Brasil, principalmente no estado de São Paulo. Em 2020, entretanto, Alagoas ainda não registrou nenhum caso da doença, conforme aponta dados atualizados pela Gerência de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e repassados à Gazeta de Alagoas. A enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Isis Castro, explicou que a campanha não tem meta a ser cumprida pelo Estado. A vacinação vai ser inserida no sistema do Ministério da Saúde como rotineira e servirá para atualização da caderneta dos usuários. “Crianças e adultos, dentro desta faixa etária, que não tiverem sido vacinadas ou só foram imunizadas com uma dose, terão a caderneta atualizada. A campanha é para chamar a atenção da sociedade no sentido de erradicarmos a circulação do vírus, mas estará dentro do cronograma de vacinação de rotina”, destaca Isis Castro.

Ela avisa que pessoas fora da faixa etária do público-alvo também podem procurar os postos de saúde em busca da imunização. O propósito para estes usuários é o mesmo: atualização da caderneta.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que será administrada a vacina Tríplice Viral prioritariamente, mas, para os que precisarem de outras doses, assim o poderá fazer. A vacina contra o sarampo é contraindicada em dois casos: se a pessoa já sofreu choque anafilático ao tomar doses anteriores e se possui imunodeficiência congênita não é recomendada uma nova dose. O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, cujo índice de contaminação chega a 90% em pessoas sem imunidade, que compartilham espaços com infectados. É transmitido através do contato com a pessoa infectada, quando ela tosse e espirra. Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas.

Relacionadas