Cidades
JARAGUÁ SE PREPARA PARA DIAS DE FOLIA

Está chegando a hora de sacudir a fantasia e treinar o frevo no pé. Já tradicional quando o assunto é a prévia carnavalesca, a capital alagoana se prepara, agora em 2020, para mais uma rodada de folia. As festas acontecem, principalmente, nos dias 14 e 15 de fevereiro, com o Jaraguá Folia e o desfile do Pinto da Madrugada. A Prefeitura de Maceió, no entanto, determinou por meio de uma portaria que os blocos do Jaraguá Folia voltem a passar pela Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá. A prévia carnavalesca vai ser realizada no dia 14 de fevereiro, com concentração na Praça Sinimbu . Há dois anos, a via não fazia mais parte do trajeto dos blocos. Durante os últimos anos, o trajeto envolvia o trecho entre o Museu Théo Brandão, a Praça Marcílio Dias, a Avenida Industrial Cícero Toledo até a Praça 18 Forte de Copacabana (Misa). Na época da mudança, a Liga Carnavalesca de Maceió, organizadora da prévia no Jaraguá, explicou que retirou a Sá e Albuquerque do percurso para promover o conforto e a segurança dos foliões, já que a rua é muito estreia e o asfalto muito irregular.
“Já vínhamos com algumas dificuldades. Por conta do pavimento irregular, alguns foliões reclamavam de torções no pé. Outro ponto é que a rua é estreita. Entramos, até, com um processo na justiça, mas, por ser desgastante, decidimos não seguir em frente”, disse o diretor da Liga Carnavalesca de Maceió, Edberto Ticianeli.
De volta ao seu lugar de origem, os organizadores prometem, apesar da pouca estrutura da via, muita festa. “Estamos confiante que teremos uma festa linda. Estamos preparados para receber o público da casa e dos de fora também. O Jaraguá Folia é um dos melhores eventos carnavalescos do Brasil e em Alagoas, um dos que mais contribui para manter vivo o carnaval tradicional”, frisou Ticianeli.
O Jaraguá Folia, em sua 20ª edição, vai acontecer entre às 20h e 2h da madrugada. Os organizadores do evento calculam que a quantidade de blocos deverá ser mantida em torno das 100 agremiações e o público poderá ultrapassar 50 mil pessoas. A coordenação do evento também decidiu estimular o retorno da tradição das troças no Banho de Mar à Fantasia. Arthur Peixoto, coordenador geral do evento, destaca que a presença de foliões caricaturando personagens do cinema, televisão ou da vida pública sempre existiu e pode renascer com mais força graças ao uso da fotografia nos celulares.