app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

CHEGADA DO CORONAVÍRUS AO PAÍS DEIXA ÓRGÃOS DE SAÚDE DE AL EM ALERTA

Hospital Hélvio Auto pode reservar inicialmente três enfermarias com quatro leitos cada uma para isolamento de pacientes

Por thiago gomes | Edição do dia 27/02/2020 - Matéria atualizada em 27/02/2020 às 07h06

A confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil e a explosão de casos na Europa acenderam o alerta das autoridades de saúde. O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado ontem com o resultado positivo da contraprova de um paciente que esteve na Itália feita no Instituto Adolfo Lutz. O paciente é um homem de 61 anos, residente em São Paulo. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença pelo coronavírus. O paciente estava bem até ontem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão. Em Alagoas, as autoridades já estavam se movimentando desde a epidemia na China. A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde) informou que novas orientações, caso ocorram, devem ser repassadas após as medidas tomadas pelo Ministério da Saúde. A rotina no órgão só volta ao normal nesta quinta-feira, devido ao período de carnaval. A direção do Helvio Auto, hospital referência no Estado no tratamento de doenças infectocontagiosas, comunicou que pode reservar, de início, três enfermarias com quatro leitos cada, para isolamento dos pacientes, e mais um leito de UTI para o COVID-19. A unidade explicou que, dependendo da quantidade de casos suspeitos, podem adaptar outras duas enfermarias, totalizando 20 leitos. Somente os quadros mais graves devem ser encaminhados ao Hélvio Auto. As pessoas com suspeita da doença, por orientação do Ministério da Saúde, devem ir a uma unidade básica de saúde. Além desta estrutura, estão acontecendo treinamentos diários dos profissionais, in loco e por setores. Até as equipes de plantão estão sendo capacitadas para o trato com o novo coronavírus, principalmente reforçando o uso correto de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], o descarte destes materiais. Uma reunião ordinária com as autoridades em saúde está agendada para a semana que vem para avaliação dos procedimentos. No entanto, algum encontro extraordinário pode acontecer até lá. A orientação para a população, em geral, é ainda não usar máscaras. Práticas básicas de higiene são válidas, como lavar bem as mãos e usar álcool em gel.

VIAGENS

A epidemia também já mudou os planos de alguns alagoanos. Viagens agendadas para estes locais estão sendo alteradas e quem, inevitavelmente, precisa viver numa das áreas com surto, está apreensivo. Por aqui, profissionais estão sendo treinados e leitos preparados para assistência a pacientes com o COVID-19. A alagoana Naldinha Lima gravou um vídeo no Aeroporto de Lisboa, em Portugal, e publicou nas redes sociais enquanto esperava conexão para a cidade de Milão, na Itália, onde mora há quase 10 anos. De férias no Nordeste, ele disse estar receosa em ter que voltar para casa reencontrar a filha e assustada pelo aumento do número de notificações da doença por lá em tão pouco tempo. “Viajo com o coração apertado, mas tenho que voltar. As precauções básicas e as mais simples são para uso da máscara, limpar bem as mãos com álcool em gel, evitar sair de casa e estar em locais com aglomerações, como escolas e shoppings. Muitas cidades com foco de contaminação estão em quarentena, com o Exército nos acessos impedindo a entrada e a saída das pessoas”, relata.

Ela conta que recebeu inúmeros vídeos com pessoas na Itália nervosas com a situação. “Mas, tenho fé e a esperança de que isso passe o mais rápido possível e tudo volte ao normal. Acho que estão nos preparando para a guerra. É alarmante já que, em poucos dias, se tem um número alto de vítimas”.

A advogada Caroline Balbino estava com as malas prontas para passar das férias no norte da Itália. Ela viajaria no sábado de carnaval e ficaria naquele país por 12 dias, mas os planos mudaram devido aos efeitos do surto. “O governo italiano baixou um decreto deixando onze cidades isoladas e sob toque de recolher a partir das 18 horas. As missas e os jogos foram cancelados, além das atrações turísticas ficarem fechadas por tempo indeterminado por ca”, destaca. A alagoana disse que decidiu cancelar a viagem ao ouvir de italianas, na praia de Ipioca, sobre a situação na Itália. Imediatamente, achou o decreto na internet e conversou com os parentes. “Seria uma grande frustração chegar e ver tudo fechado ou ficar numa área restrita sem poder sair. No meu grupo da viagem tinha minha mãe, que é idosa, e minha filha de quatro anos. Temi mais por elas”. O advogado Felipe Ataíde explicou que quem já possui passagem aérea comprada, tendo como destino uma das Áreas de Transmissão Ativa [localidades de risco] e deseja cancelar ou adiar sua viagem em razão do coronavírus, tem direito ao reembolso integral ou ao reagendamento sem pagamento de taxas. Esta seria uma posição permanente do Procon desde épocas de outros surtos epidêmicos, como o H1N1 em 2009.

Mais matérias
desta edição